O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e seu entorno receberão mais de R$ 15 milhões em obras de infraestrutura para o turismo. Um acordo de parceria entre o governo do Estado e o Instituto Chico Mendes (ICMBio, ligado ao Ibama) vai permitir que a Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur-MT) invista em inúmeras obras de revitalização do parque e permita a reabertura para a visitação até o final deste ano. De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos Jorge, o objetivo é dotar o município de Chapada dos Guimarães de atrativos de qualidade internacional e que permitam aos turistas passar pelo menos quatro dias visitando a região. Se antes de ser fechado o parque atraía cerca de 130 mil visitantes ao ano, nossa meta é atingir os 500 mil turistas ao ano até 2012, afirma Yuri. Para revitalizar o parque e seu entorno serão feitas intervenções no Véu de Noiva, Circuito das Águas (cachoeiras), Mata Fria, Casa de Pedra, Cidade de Pedra, Paredão do Eco, Rios Claro, Paciência e Cristal, Salgadeira, Portão do Inferno e Mirante Geodésico, com a instalação de um teleférico. O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães completou no mês passado 20 anos de existência e também um ano de interdição. O fechamento para visitação se deu em função do desmoronamento de uma encosta da cachoeira Véu de Noiva, que causou a morte de uma jovem de 17 anos e deixou vários feridos.