CIDADES
Quinta-feira, 18 de Junho de 2015, 20h:15
A
A
VÁRZEA GRANDE
Ônibus foi usado para desvio de verba
Mesmo na oficina, um ônibus escolar do município de Várzea Grande teria consumido mais de 1.680 litros do combustível em quatro dias
YURI RAMIRES
Da Reportagem
Parado há cinco meses em uma oficina mecânica, um ônibus escolar do município de Várzea Grande teria consumido mais de 1.680 litros do combustível em quatro dias. A irregularidade foi denunciada à Câmara dos Vereadores da cidade, que constatou o fato. Em um único dia, o ônibus teria sido abastecido onze vezes. O veículo, utilizado no transporte de crianças do município, está estragado desde o começo do ano, entretanto, foi registrada a ocorrência de que ele estava fora da frota para manutenção apenas no dia 13 de abril. Ao Diário, o vereador Pedro Paulo Tolares, explicou que o fato tido na denúncia foi constatado por ele e outros vereadores, que estiveram na oficina mecânica. conversamos com o dono do local, que fica na Avenida Júlio Campos, e ele explicou que o ônibus está parado lá há mais de cinco meses, afirmou. Por outro lado, em relatórios de abastecimento de veículos do município, divulgado ao vereador pelo setor de Logística de Transportes, o número de vezes que o veículo foi abastecido, mesmo não estando em funcionamento, foi assustador. Conforme o relatório, o ônibus vinha sendo abastecido no Posto 10. A conta era paga com um cartão corporativo de número 3.880, em nome de Delton Silva Morais. Só em um dia, no período da manhã, o veículo teria sido abastecido onze vezes. E num total de quatro dias, consumiu 1.680 litros de óleo diesel. O fato é quase impossível, ainda mais que o ônibus não se moveu do lugar, disse o vereador. Para o vereador, a irregularidade constataria uma farra com o dinheiro público. Apesar de estar parado há cinco meses, o município só deu ordem para realizar o conserto no dia 06 de maio. Para formalizar a denúncia, documentos foram juntados e encaminhados para o Ministério Público Federal (MPF-MT), Tribunal de Contas (TCE) e Justiça de Várzea Grande, para que as providências sejam tomadas. A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara também será acionada. MERENDA Vale ressaltar que, na semana passada, as aulas foram paralisadas devido à falta de merenda e de transporte escolar por falta de pagamento do município às empresas prestadoras de serviço. As aulas foram retomadas, mas o município explicou que o contrato com essas empresas estão sendo revisados, pois foram assinados na gestão anterior. O Diário entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, mas não houve retorno. O mesmo aconteceu quando as pastas de Educação e Comunicação foram procuradas.