O número de menores que passaram pela Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) da Capital impressiona. De janeiro até ontem, foram 457 que estiveram na DEA para prestar esclarecimentos e 726 que tiveram envolvimento com algum tipo de delito. No total, foram 1.183, sendo a maior parte meninos. Esse número está próximo de todo o ano passado, que registrou 1.345 garotos entre infratores e que prestaram esclarecimentos. O aumento não tem uma explicação. São infratores que cometeram delitos de todo tipo, principalmente roubo, furtos, uso e tráfico de drogas e, ainda, de porte ilegal de armas, explicou o chefe de operações, policial civil Wlademire Lima Barros. O agente lembrou que neste ano houve um grande aumento de briga entre estudantes nas próprias escolas ou em rivais, como ocorreu neste mês entre alunos das escolas estaduais Presidente Médici e Nilo Povoas, fatos que envolveram mais de 20 adolescentes entre garotos e meninas - levados até a delegacia. Nenhum deles ficou preso. O número de garotos presos por porte ilegal também é grande. No ano passado, foram 99 armas retiradas de circulação, principalmente pela Polícia Militar. Neste ano, já são mais de 50. A maior parte é de revólveres.