Para amenizar os problemas causados pelo impacto das obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014, a Prefeitura de Cuiabá vai tentar diminuir o número de carros particulares circulando pela cidade. Entre as ações que serão adotadas, o diretor de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos, Jackson Messias, destaca a medida de proibir o estacionamento de carros no centro da cidade. Queremos tirar os carros do centro da cidade e incentivar o uso do transporte público, explicou. Devem começar na próxima semana também a sinalização, com placas, da proibição da circulação de veículos pesados nas vias centrais da cidade durante o horário de pico. Além disso, diz Jackson, a prefeitura também já publicou o edital de licitação para a contratação de mais guinchos para realizar a retirada dos veículos que desobedecerem a essas normas. E no dia 21 de maio começa o treinamento nas ruas de 200 novos agentes de trânsitos, os amarelinhos, para auxiliar no monitoramento do trânsito. Contudo, o diretor de trânsito ressalta que a ação mais importante para amenizar o impacto das obras no cotidiano do morador de Cuiabá é a mudança de hábitos. Para Jackson Messias, caso as pessoas adotem uma nova postura, o problema pode ser amenizado. Como exemplo, ele sugere que, quem puder, adote a carona solidária. Assim, vários colegas de serviço vão no mesmo carro para o trabalho, ao invés de cada pessoa sair de casa sozinha em um carro com capacidade para cinco pessoas. Outra sugestão é a troca do carro pelo transporte público. Quem mora mais próximo ao trabalho pode usar uma bicicleta ou ir mesmo a pé. Vai ser difícil, mas pedimos que todos tenham paciência no próximo um ano e meio. (JPA)