NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

CIDADES
Quarta-feira, 08 de Julho de 2009, 21h:32

ÁGUAS DO PARAGUAI

Nível do rio é um dos mais baixos

CLARICE NAVARRO DIÓRIO
Da Sucursal de Cáceres
A Agência da Marinha em Cáceres está alertando os usuários do rio Paraguai sobre os cuidados que devem tomar ao pilotarem embarcações, devido ao baixo nível do rio, uma consequência da estiagem. Ontem à tarde, o nível do rio Paraguai era de 1,53m, um dos mais baixos dos últimos anos, 21 centímetros abaixo da marca apontada no mesmo período do ano passado. Com exceção de 2002, quando o nível foi de 1,40m, a média dos anos anteriores foi de 1,80m. O problema impediu a vinda para Cáceres de um navio hospital que subiria de Corumbá (MS) e atracaria amanhã no porto de Cáceres. O calado (parte que fica submersa) da embarcação é de 1,60m, ou seja, acima do atual nível do rio, o que inviabiliza a navegação. O capitão-tenente Evaldo Lucena, comandante da Agência da Marinha em Cáceres, alerta que os pilotos de embarcações devem navegar com mais cautela, devido aos bancos de areia e ao assoreamento. A pouca profundidade do rio pode provocar acidentes e estragos nas embarcações. "Nossa preocupação hoje é alertar, pois esse nível baixo atrapalha a navegação. Recentemente tivemos um acidente onde uma embarcação perdeu o hélice". Segundo o oficial, as embarcações que navegam na região têm um calado de 1m a 1,30m. "Com essa profundidade de 1,53m, restariam poucos centímetros acima do fundo do rio. Daí a necessidade da cautela". A estimativa da Marinha é que cerca de 300 pessoas deixarão de receber atendimento médico e odontológico gratuito, especialmente moradores ribeirinhos. "É uma embarcação nova na região, como ela, só na Amazônia. Teremos que esperar as chuvas para que o navio venha, mas quando as condições forem favoráveis, ele virá várias vezes".

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL