Na região metropolitana local, comitiva conhece 2 hospitais
O grupo visitou também o Hospital Dom Helder, gerenciado pelo Instituto Materno Infantil Pernambuco (IMIP). Especializado em cardiologia, ortopedia e clínica médica, o Dom Helder entrou em funcionamento há oito meses e está localizado no município vizinho Cabo de São Agostinho, praticamente na divisa de Recife. O Dom Helder, que recebe um repasse mensal do Estado de R$ 3,7 milhões, faz parte da estratégia do governador Eduardo Campos, de ter um hospital em cada entrada da cidade para o atendimento da população. Contando com 818 servidores (incluindo 172 médicos), o hospital realiza por mês 700 internações e conta com 112 leitos na enfermaria e 28 na UTI, além de possuir 19 leitos para observação. Como destaque neste modelo de gerenciamento, a diretora-superintendente, Maria Célia Costa, destacou a flexibilidade na hora de tomar decisões e que incluem as contratações ou demissões de funcionários. É dessa forma que a saúde vai melhorar, afirmou. No Hospital Memorial Guararapes (localizado em Jaboatão dos Guararapes), uma unidade filantrópica, a gestão é compartilhada entre o IPAS e o Instituto Alcides D´Andrade Lima, que firmaram um convênio. O hospital tem 117 leitos e mais 50 UTIs (20 adultos e 30 neonatais) e faz atendimentos de pediatria, ortopedia, clínica médica e clínica cirúrgica.