Segundo a assessoria da Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU), o cartão simples é como se o passageiro estivesse pagando em dinheiro. Quando a pessoas vai com dinheiro no ônibus, ela não tem direito a integração. Com o cartão simples é a mesma coisa. A explicação oferecida é de que havia muita polêmica quanto ao uso do dinheiro nos ônibus, pois os motoristas estavam exercendo dupla função. Para resolver o problema, ao invés de cumprir a determinação da nova lei municipal, foi criado o cartão simples, que dispensa a presença do cobrador. A assessoria também afirma que o ideal é que os passageiros tenham o cartão do portador ou de integração. Para tal, é preciso fazer um cadastro, que permite que o cartão seja bloqueado em caso de perda ou roubo, mantendo os créditos que a pessoa tinha anteriormente. O cartão simples não é adequado para quem usa o transporte coletivo com frequência. Ele foi feito para as pessoas que usam o ônibus em caso de emergência. A cidade inteira sabe que não recebe mais dinheiro dentro do veículo. Quanto ao fato de muitas pessoas descerem gratuitamente se não chegarem a um ponto de parada com um monitor, a assessoria esclareceu que é assim que os motoristas são orientados. Segundo a empresa, os condutores não podem impedir que alguém faça a viagem, e caso isso aconteça, o passageiro deve fazer uma denúncia da auditoria da MTU. O cartão é tão simples e tão seguro, não entendo qual a dificuldade dele. (SM)