CIDADES
Sexta-feira, 15 de Maio de 2009, 22h:06
A
A
NOVO ENEM
MPF vai apurar denúncia
Decisão monocrática de reitora da UFMT pela adesão ao vestibular unificado será investigada por órgão federal
O Ministério Público Federal (MPF) abrirá um procedimento administrativo para apurar denúncias de estudantes universitários contra a decisão da reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, de aderir ao vestibular unificado por meio de uma resolução ad referendum, prerrogativa do cargo. A atitude considerada autoritária gerou insatisfação entre estudantes e docentes da instituição. Em um termo de declarações protocolado ontem no MPF, três universitários representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do campus de Cuiabá questionaram a legalidade da adesão sem consultar formalmente o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Nos moldes convencionais, o Consepe seria consultado primeiro e os 46 conselheiros votariam a favor ou contra a adesão. A reunião com conselheiros chegou a ser marcada em duas ocasiões esta semana, mas protestos de universitários na sede da reitoria cancelaram a deliberação. Após a segunda invasão da reitoria, anteontem, Maria Lúcia dirigiu-se para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e por meio da decisão monocrática aderiu ao novo modelo de vestibular. O ato da reitora pode ser derrubado pelo Consepe se mais da metade dos membros optarem pela cassação da adesão. A Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat) decidirá na segunda-feira, após uma reunião às 14h, quais medidas políticas e judiciais serão adotadas contra a medida. Vários professores já manifestaram repúdio ao ato. Me senti aviltado, declara o conselheiro Martinho da Costa Araújo, que não foi consultado pela reitora para a tomada de decisão. Maria Lúcia teria ouvido 23 conselheiros por telefone antes de assinar a medida. Quem não foi consultado se sentiu ofendido, pois todos os membros do conselho deveriam ser ouvidos. Quem é contra não foi ouvido, critica o professor de Letras Roberto Boaventura. Os estudantes também estão organizando uma reunião para segunda-feira (18), às 18h, com os centros acadêmicos de todos os campi da UFMT para definir ações de protesto. Docentes e estudantes consideram a discussão sobre o vestibular unificado, também chamado de Novo Enem e proposto pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), muito incipiente para a adoção sem novos debates. Como seremos a favor ou contra algo que não conhecemos em essência? Não sabemos o que essa mudança pode provocar, pois a natureza do projeto é desconhecida, sustenta a professora de Sociologia Sirley Siqueira. Os docentes defendem que com o novo modelo, poucos estudantes de Mato Grosso ingressariam na UFMT, já que a rede de ensino básico está entre as piores do país. O Enem de 2008 revelou que a melhor escola pública do país, do Rio Grande do Sul, na 1.935ª posição nacional, tem a mesma nota que o melhor colégio particular de Mato Grosso, alerta Boaventura.