NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Sábado, 05 de Fevereiro de 2011, 14h:43

MPF denunciou responsáveis pelo edifício

O Ministério Público Federal denunciou em 2009 os responsáveis pela obra do Cuyabá Golden Hotel por desvio de verbas da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Na denúncia, o MPF exigiu que Carlos Antônio Garcia e Pedro Augusto Moreira da Silva devolvessem aos cofres públicos R$ 11,3 milhões que deveriam ter sido usados no hotel. Na época, o MPF também pediu que as obras fossem paradas e os bens ligados aos proprietários, bloqueados. “Não houve desvio, o dinheiro está aqui”, defende-se Garcia, argumentando que o MPF usou um cálculo equivocado como fundamento para denunciá-lo. Para obter a contrapartida da Sudam, perícias eram realizadas periodicamente no local. Essas perícias todas deram parecer positivo ao empreendimento antes da investigação do MPF, diz Garcia, apontando que a avaliação do MPF usou como base o preço do metro quadrado para edifícios verticais comuns – não o preço para o tipo de projeto arrojado como do hotel, de “fundação especial”. Daí, o MPF teria se deparado com valores que não batiam e teria enxergado nisso uma irregularidade. Entretanto, na época, o MPF afirmou veemente que não havia dúvida sobre a existência de um delito neste caso. (RD)

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL