NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Segunda-feira, 20 de Abril de 2009, 20h:03

DENGUE

Morte no Pedra 90

Morador do bairro é a quarta vítima fatal da doença em Cuiabá, onde já foram registrados 536 casos graves no ano

A Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) confirmou ontem mais um óbito por Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), também chamada de dengue hemorrágica. A quarta vítima fatal é um homem, de 57 anos, morador do bairro Pedra 90, na região sul da Capital. Ele morreu no último dia 11 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá. De acordo com o último boletim epidemiológico da Diretoria de Vigilância à Saúde e Ambiente da SMS, o Pedra 90 tem sido o bairro com maior número de casos de febre hemorrágica: 58. Na Capital, de 1º de janeiro até o dia 17 foram confirmados 536 casos do tipo grave da doença, sendo que quatro, incluindo o de ontem, evoluíram para o óbito. Em Mato Grosso já são registrados nove óbitos da doença. Em Cuiabá, além do Pedra 90, os bairros com índice elevado de notificações são Cidade Alta, em que foram confirmados 45 casos, Goiabeiras (34); Jardim Vitória e Alvorada, ambos com 21; Jardim Industriário (20), Pedregal (19), Coophamil (17) e Jardim Cuiabá (15). Os bairros Jardim Cuiabá, Verdão e Alvorada são os que registram maior índice de casos de FHD. Já o Cidade Alta e Coophamil são os que mais possuem notificações do tipo dengue com complicação, 4 e 3, respectivamente. Conforme a gerente de Vigilância a Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Flávia Guimarães Dias Duarte, do total de casos confirmados da doença na Capital, 461 são de dengue clássica, representando 86% dos casos, 33 de Dengue com Complicação (6,2%) e 42 de FHD (7,8%). Em Várzea Grande, na primeira quinzena deste mês foram apresentados 157 casos, sendo 19 confirmados de FHD, 13 por dengue com complicação. Os demais estão sendo investigados. O município registrou até ontem, um óbito, ainda sob investigação. Para discutir sobre o surto da doença na região metropolitana, e os mecanismos para enfrentar a, doença representantes do Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e das Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande estiveram reunidos, ontem na secretaria estadual. Durante a reunião, divulgou-se a disposição de mais 30 leitos do ambulatório da Polícia Militar (PM), o planejamento para a utilização do Ultra Baixo Volume (UBV), mais conhecido como fumacê, na Capital e o reforço no orçamento da SES de aproximadamente R$ 1 milhão para aquisição de equipamentos, materiais químicos e para contratação de pessoal para o combate à doença. Estiveram presentes na reunião o secretário Augustinho Moro (SES), o diretor da Diretoria de Vigilância à Saúde e Ambiente da SMS, Wagner Simplício, a secretária de Saúde de Várzea Grande, Jaqueline Guimarães, e o coordenador nacional de Combate à Dengue, Giovanni Coelho.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL