CIDADES
Terça-feira, 29 de Dezembro de 2009, 23h:51
A
A
DESARMAMENTO
Material bélico está mais presente na Capital, diz PF
STEFFANIE SCHMIDT
Da Reportagem
Diferentemente do que se possa imaginar, quem tem arma em casa não está no interior, mas, na Capital. Pelo menos esse é o retrato de Cuiabá. O número de registros expedidos pela Polícia Federal este ano, até novembro, chegou a 6,3 mil em Mato Grosso. Somente em dezembro foram 2,5 mil. E o número poderá ser ainda maior, já que a dois dias do encerramento do prazo para regularização da arma 31 de dezembro -, a fila se prolongava pelos corredores da sede da PF em Mato Grosso. Na reta final, os registros se intensificaram. Em 2008, foram 891 documentos expedidos, enquanto que, em 2007, foram 288. Em todo país, foram 609 mil registros no ano passado. A data já foi adiada pelo Ministério da Justiça por pelo menos quatro vezes e não deverá mais ser prorrogada. A Campanha do Desarmamento teve início em 2005, após o plebiscito popular sobre o uso de armamento no país por civis. Além da posse, os militares também têm direito ao porte. Em municípios como Barra do Garças, Rondonópolis e Cáceres, onde têm pólos de atendimento da Polícia Federal, durante vários meses, nenhum registro foi emitido, segundo informações do próprio órgão. Embora não estejam fechados, os números mostram que o cidadão que vive em Cuiabá prefere manter a arma ao entregá-la. Em 2008, foram entregues 363 armas, quase duas vezes mais do que as devolvidas este ano: 108. Para quem deseja entregar o armamento, o governo federal paga uma indenização de R$ 100 a R$ 300, dependendo do calibre. A medida é válida para armas de fogo de uso permitido, mesmo sem qualquer registro. A entrega voluntária continua, independente do término do prazo para o registro. Não é necessário o pagamento de taxas. Quem for pego a partir do dia 1º de janeiro com arma em casa sem registro cometerá crime de posse irregular, com pena que varia de um a três anos de prisão. As entregas foram mais intensas no início da campanha, em 2007, segundo a PF, que não informou o quantitativo. Em 2008, foram pagos cerca de R$ 35 mil com indenizações em Mato Grosso. O armamento arrecadado é encaminhado ao Exército para destruição. Desde 2005 foram recolhidas mais de 500 mil armas de fogo no país, das quais 13,7 mil foram em 2009. Em todo Estado, apenas 15 pessoas são responsáveis pela regularização de armas, sendo que 10 delas estão lotadas na PF. O plantão funciona hoje das 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30, na sede da PF. Na quinta-feira, a regularização somente poderá ser feita até as 11h30.