CIDADES
Terça-feira, 28 de Junho de 2016, 20h:57
A
A
TRÂNSITO
Mais multa do que gente
A Secretaria de Mobilidade de Cuiabá já emitiu 630.772 autos de infrações desde 2014, ano de instalação de radares
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
Desde outubro de 2014 até o momento, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá já emitiu 630.772 autos de infrações. O número é superior à população da Capital, de 580 mil habitantes segundo o IBGE (2015). Do total de autuações, 76.92% foram aplicados pelos equipamentos que compõem o sistema de fiscalização eletrônica (radares e lombadas), instalados na capital nos últimos 22 meses. O restante (23.08%) confeccionado de forma manual, ou seja, pelo agente de trânsito conhecido como Amarelinho. Os carros respondem por 76,88% dos autos e as motocicletas por 13,45%. Em seguida, estão os caminhões, utilitários e ônibus. Dados como estes constam no Painel Mobilidade Segura, lançado ontem pela Semob e disponibilizado no site da Prefeitura Municipal. A nova ferramenta traz dados dos últimos 22 meses sobre as infrações, quantidade de acidentes de trânsito, dia, mês, a categoria do veículo, a localização dos radares e lombadas e a velocidade permitida para a via. Mostra, por exemplo, que no ano passado, o mês de abril contabilizou 44.780 multas, e os domingos, com 60.652, foram os que mais registraram infrações. O condutor pode, inclusive, checar se foi autuado ou não. Por enquanto, ainda não constam os valores arrecadados pelo município com a aplicação das multas aos condutores infratores. Mas, de acordo com o titular da Semob, Thiago França, gira em torno de R$ 10 milhões, dos quais cerca de R$ 4 milhões já investidos na sinalização viária da cidade e na melhoria do trânsito. Mas, para quem insiste em dizer que os radares e lombadas foram instalados com o intuito de criar uma indústria da multa, há dados que mostram o contrário. Segundo a Semob, de cada 10 veículos que compõe a frota da cidade, o correspondente a 399.191, seis deles não receberam nenhuma multa entre agosto de 2014 e maio deste ano, período no qual foram aplicadas 407.179 multas pelos 56 equipamentos de fiscalização eletrônica. Isso significa que 255.645 veículos, o que corresponde a 64,04% da frota, trafegaram pelas vias da cidade sem cometer uma única infração. Apenas 35,5% (143.546) foram autuados. Não existe indústria de multa. Existe indústria de infratores, afiançou França. Entre os infratores, mais da metade das multas (57,93%) foi aplicada em reincidentes. Do total dos multados, 60.400 (42,08%) receberam uma multa, 31.447 veículos (21,91%) receberam duas multas, 17.922 (12,49%) três multas, e 33.777 veículos (23,53%) foram multados mais de três vezes. O painel revela, inclusive, que um único carro contabiliza 261 infrações. Também há caso de motocicletas que chegam a ser pilotadas pelas vias da cidade a 160 quilômetros por hora. Já em 2016, as multas registradas pelos radares e lombadas já confirmadas totalizam 159.059 infrações. Os dados estatísticos são atualizados entre 60 e 70 dias, uma vez que o órgão municipal leva em média leva 30 dias para o motorista receber a notificação, que por sua vez tem 30 dias para fazer o recurso. Somente a partir daí que a infração vira multa, disse. Cuiabá é a segunda capital brasileira a implantar a ferramenta. A primeira delas foi São Paulo (SP). Na capital, há 56 equipamentos eletrônicos em funcionamento em 25 pontos distintos da cidade.