Neste sábado, desde que as condições meteorológicas estejam favoráveis, a Lua e Júpiter estarão ao alcance do público que poderá observá-los através de um mega telescópio instalado na Praça das Bandeiras, na Avenida do CPA. Trata-se do Projeto "Observatório na Praça", desenvolvido pelo astrônomo amador Eduardo Baldaci, fundador da ONG Space. O Objetivo do projeto é popularizar a astronomia, ao mesmo tempo em que conscientiza o público sobre a necessidade da instalação de um observatório planetário na Capital. "Um observatório astronômico é uma atração turística, educacional, científica e uma opção de lazer; tão importante que só no Estado de São Paulo 12 municípios já fundaram estes centros", explica Baldaci. Recentemente, o astrônomo cuiabano recebeu a doação de um mega telescópio da empresa norte-americana Celestron, como forma de reconhecimento e valorização internacional do trabalho que realiza desde 1983. Baldaci, que sempre realizou eventos gratuítos, desta vez estará aceitando doações espontâneas de um real por pessoa. "Esses equipamento são caros, de difícil manutenção, e sem a ajuda fica difícil mantê-los". Quem quiser maiores informações basta acessar o site www.spacebrasil.org.