NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

CIDADES
Sábado, 10 de Junho de 2006, 13h:42

MEDO

Lenda urbana atemoriza motociclistas

Donos de um modelo de moto da fabricante Honda correm a oficinas para retirar uma peça que, segundo a lenda, seria um crucifixo do demônio

NATACHA WOGEL
Da Reportagem
Uma das mais novas lendas urbanas surgidas no Brasil vem atemorizando proprietários de um modelo de motocicletas em Cuiabá, por acreditarem que o veículo traz uma peça que simboliza o demônio, semelhante a uma cruz invertida. A idéia, já disseminada por todos os cantos da Capital, tem movido igrejas evangélicas locais a promoverem orações e unção às motos, inclusive em programas de televisão. A Igreja Universal do Reino de Deus, por exemplo, tem feito unções e orações em favor das motos. A ‘novidade’ partiu de um e-mail supostamente escrito pelo projetista do modelo Titan CG 150 da Honda, que teria feito um pacto com o diabo para que o produto prosperasse, assim como sua vida pessoal. Para que obtivesse resultado, os espíritos malignos teriam pedido a ele que incluísse entre as peças da moto um componente que se assemelhasse a cruz do demônio. Arrependido do que fez, começou a alertar as pessoas. O e-mail vem circulando na internet desde 2005 e consta de um site de assuntos evangélicos, com depoimentos de pessoas que descobriram a peça e sentiram-se mais tranqüilas ao retirarem o componente do veículo. Entre os depoimentos, há inclusive os de proprietários da moto que sofreram inúmeros acidentes antes de tirarem o componente, acreditando que o suposto símbolo teria sido o responsável pela desgraça. A peça em questão está localizada dentro da lanterna da moto. Tem aproximadamente 2 centímetros de largura e 4 de altura e está afixada com uma fita adesiva a um chicote de fios. Conforme Honda do Brasil, que denomina a peça como Clamp H 25, sua função é proteger e posicionar adequadamente a fiação principal da parte interna do sistema de iluminação do farol, “a fim de evitar rompimento dos fios ou mau contato”, alega em nota enviada à imprensa. No mesmo texto, a empresa trata como descabidas as notícias sobre o componente e afirma que a retirada de tal peça poderá dificultar a manutenção do farol em possíveis reparos ou trocas. “Destaca-se ainda que a vida útil da fiação principal poderá ser seriamente diminuída, caso a motocicleta não seja montada de acordo com as especificações da fábrica”. Para o padre Deusdédit Monge da Almeida, da Paróquia São José Operário, no Dom Aquino, a assunto não passa de uma bobagem. “A cruz é um símbolo sagrado da igreja, do sacrifício de Jesus. Essas coisas de cruz invertida não passam de superstição, bobagem que o povo cria, são atos extremados. O demônio não tem poder assim para promover isso”, pondera. Mesmo diante das justificativas técnicas e religiosas, os proprietários da moto se dizem cismados com a história. É o caso do mecânico e especialista na parte elétrica de motocicletas, Marinaldo Teixeira, que além de retirar de muitos clientes que o procuram, também extraiu a peça de seu próprio veículo. “Nenhuma outra moto da Honda usa esse sistema. Se você analisar a peça, por que não há só o carretel? Não havia necessidade de ter o formato de cruz. Tecnicamente, não vejo utilidade para essa peça, que veio presa numa fita adesiva. Nunca na vida vi o chicote de fios arrebentar. Como não achei sentido na coisa, preferi retirar”, conta o mecânico, que atua no ramo há 10 anos. Segundo Teixeira, todos os dias sua oficina é procurada por proprietários da moto querendo retirar a peça. “E fiquei sabendo que na própria concessionária estão tirando. Quando tomei conhecimento dessa história, achei melhor tirar. Não quero ficar andando com o símbolo do anticristo”. A Igreja Universal do Reino de Deus em Cuiabá vem convidando os donos das motos que se sintam ameaçados pela existência da peça a comparecer aos cultos a fim de retirar o componente e abençoar o veículo. Na unidade central da igreja em Cuiabá, na avenida da Prainha, um dos pastores apresentou um programa de TV em que motocicletas eram ungidas por ele, além de um recipiente com centenas de amostras da peça. O programa foi ao ar na madrugada da quinta-feira. “Todos os dias vem gente nos procurar para que seja tirada essa peça da moto. Aqueles que quiserem tirá-la, fazemos orações todas as sextas-feiras para ungirmos as motos. A todas as pessoas que acreditam que isso possa trazer algum mal, estamos pedindo para que venham à igreja”, comenta um pastor que não quis se identificar.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL