CIDADES
Terça-feira, 10 de Janeiro de 2012, 20h:04
A
A
ENSINO SUPERIOR
Inscrições no Sisu vão até amanhã
KAMILA ARRUDA
Da Reportagem
Até a tarde de ontem o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou inscrições de 1.091.890 candidatos interessados em disputar uma das 108 mil vagas em universidades públicas oferecidas para o primeiro semestre de 2012. O número já supera o total de inscritos na edição do Sisu do início de 2011 e as inscrições vão até amanhã (12). Das 108 mil vagas oferecidas pelo Sisu, 5.148 são para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Deste montante, metade será destinada a alunos que estudaram em escolas públicas e a negros que também estudaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas. As vagas para cursos regulares e presenciais serão distribuídas nos quatro campi. Na Capital estão disponíveis 46 cursos e 2.667 vagas, enquanto em Rondonópolis são 17 cursos e 1.011 vagas. Em Sinop serão dez cursos e 725 vagas; no Araguaia, unidade Barra do Garças, são 8 cursos e 400 vagas e, na unidade Pontal do Araguaia, oito cursos e 345 vagas. Além disso, a UFMT também disponibilizará cerca de 270 sobrevagas para estudantes negros de famílias de baixa renda. Os interessados devem se inscrever no próprio site da instituição (www.ufmt.br), no período de 16 a 21 deste mês. Carlos Henrique, de 19 anos, é um dos interessados nas 5.148 vagas disponíveis na UFMT. Ele terminou o ensino médio em 2010 e, no ano passado, fez cursinho pré-vestibular para estar mais bem preparado para o Enem e assim garantir uma vaga no curso de Direito. Segundo o estudante, assim que abriu as inscrições ele já foi para frente do computador fazer a sua. Acompanhando as atualizações de nota de corte diária do Sisu, Carlos acredita que tem chances de ser aprovado. Minha nota por enquanto está um pouco acima da nota de corte. Espero passar, não importa que seja na primeira ou na segunda chamada, disse. Outra instituição mato-grossense que também oferta vagas é o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que destinou 461 vagas dos cursos de ensino superior no Sisu para o ingresso no primeiro semestre deste ano, em oito campi: Cuiabá, Bela Vista, São Vicente, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Confresa, Juína e Pontes e Lacerda. Esta é somente a primeira chamada, e seu resultado deve ser divulgado já no próximo domingo (15). Os estudantes que forem aprovados devem comparecer às instituições de ensino para fazer a matrícula nos dias 19 e 20 deste mês. O participante que for selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Já aqueles que forem selecionados para a segunda opção, ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos, pode participar das próximas chamadas. A segunda chamada está prevista para o próximo dia 26, com matrículas nos dias 30 e 31.