NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

CIDADES
Terça-feira, 27 de Agosto de 2013, 20h:06

VIGITEL

Homens engordam mais

Pesquisa mostra que 57,7% da população masculina está acima do peso na capital mato-grossense, o que preocupa MS

ALECY ALVES
Da Reportagem
Os homens cuiabanos estão engordando mais do que as mulheres, aponta pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde. Na capital mato-grossense, 57,7% da população masculina com idade acima dos 18 anos está com excesso de peso, revela a Vigitel 2012(Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas). Esse índice aponta para um aumento de 1.2 ponto percentual em relação à pesquisa anterior, de 2011, que levantou que 56,5% dos homens estavam acima do peso considerado ideal (entre 18,6 e 24,9 IMC - Índice de Massa Corpórea). Eles estão com IMC que varia entre 25 e 29,9. Já o percentual de mulher acima do peso apresentou uma tímida queda. Dos 46,9% mostrados na pesquisa de 2011, caiu para 46,3%, conforme comparação com os dados mais recentes, levantados entre julho de 2012 e fevereiro deste ano. A obesidade também cresce mais entre os homens residentes em Cuiabá. No período de um ano, de 16,3% saltaram para 19,5%, de acordo com a Vigitel. Entre as mulheres, o aumento foi menor, de 18% passou para 18,9%. Cuiabá aparece acima da média nacional, que é de 17%, enquanto aqui chegou a 19,2% Portanto, as mulheres e homens cuiabanos contribuíram para a elevação dos índices médios de obesos no país. Aqui, diz a pesquisa, houve um aumento de 2 percentuais no total da população obesa de 2011 para 2012. Com esse aumento de 2 percentuais de obesos, os cuiabanos só perdem para os campo-grandenses, rio-branquenses (Rio Branco) e natalense (Natal), nas quais os índices de obesidade variam entre 21% e 21,5%. Nos patamares de Cuiabá, com percentual dentro dos 19%, estão mais quatro capitais, entre elas Rio de Janeiro, João Pessoa e Maceió. Entretanto, há muitas cidades com índices bem menores, como Goiânia, Salvador e o Distrito Federal, onde a obesidade não passa dos 14% da população. O excesso ou sobrepeso, pelo menos em Cuiabá, que já era considerado alto, não apresentou grande diferente da pesquisa anterior para a atual. De 51% passou para 51,8%, índices que preocupam o Ministério da Saúde. É que pela primeira vez desde 2006, quando a Vigitel foi implantada, o percentual de pessoas com excesso de peso supera mais da metade da população brasileira. Os homens são maioria, 54%. Entre as mulheres, o índice chega a 48%. Em 2006, a média nacional geral não passava de 43%. Em 2006, quando os dados começaram a ser coletados pelo Ministério da Saúde, o índice de obesidade era de 11%. Na primeira edição da pesquisa, 11% dos homens e 11% das mulheres estavam obesos. Atualmente, 18% das mulheres brasileira estão obesas. Entre os homens, a obesidade é de 16%.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL