Com quadro de profissionais da educação na rede estadual composto por 60% de contratados, o Sindicato dos Profissionais do Ensino Público de Mato Grosso lamentam a decisão do governador Pedro Taques em não realizar concurso público. Lembrando que o compromisso da realização do concurso público foi um dos motivos que culminaram no fim da greve dos professores que durou mais de dois meses no ano de 2013. Segundo sindicato, é inegável a necessidade de um certame já que os contratos temporários são considerados precários, pois os professores acabam não tendo vínculo algum com a escola. O professor pode ficar em um mês na escola, um ano, e no ano seguinte sair. Isso prejudica o trabalho na escola, alegou o sindicato. Na última sexta-feira o governador Pedro Taques e o secretário de Educação Esporte e Lazer, Permínio Pinto, se reuniram com representantes do sindicato, descartando a possibilidade do certame. Taques disse que este não é o momento, diante da crise econômica no país para tal ação. O governador conclamou os professores a não realizar greve neste ano. Apesar das dificuldades, o Governo de Mato Grosso mantém o pagamento em dia de todos os servidores. Salário para mim é sagrado, destacou o governador, ressaltando a inviabilidade por conta do comprometimento da receita com a folha de pagamento dos servidores, que está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O sindicato afirmou que deve esperar nova audiência com o governo para debater novamente o assunto.