CIDADES
Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2014, 20h:53
A
A
VÁRZEA GRANDE
Ginásios dão medo
Completamente abandonados ginásios de esportes da cidade industrial estão ocupados por drogados e Prefeitura promete fazer revitalização
YURI RAMIRES
Da Reportagem
Palco de muitas disputas esportivas estaduais, bem como ponto de cultura e lazer, o Ginásio de Esportes Fiotão, em Várzea Grande, se tornou morada de usuários de droga. Abandonada pelo poder público há mais de cinco anos, a estrutura do ginásio encontra-se precária e descontenta moradores e comerciantes da área. A realidade é a mesma em outros ginásios do município. Na porta do ginásio, um aviso sobre a interdição ainda está colado, mas para os usuários de droga, não faz diferença. Em seu interior, eles se aglomeram nos espaços para usar entorpecentes e lá passam dias. Tudo isso é possível ver no meio de rachaduras e estruturas quebradas. As paredes estão cobertas por pichações provocativas ao governo, declarações de amor e frases de efeito. Não precisa andar muito para se deparar com peças de roupas, pedaços de papelão, preservativos e lixo acumulado no chão. O forte cheiro de urina não passa despercebido. Do outro lado da rua, Izabel Machado Roque, de 50 anos, trabalha em um comércio, que fecha as portas por volta das 20h. Ela relata o medo de passar pelo local nesse horário devido à falta de iluminação e à aglomeração de dependentes químicos, que aumenta com a chegada da noite. "Passo por ali pois não tenho outra alternativa, preciso pegar o ônibus para ir embora", ressaltou, apontando para o terminal André Maggi, que fica ao lado do ginásio. "Trabalho aqui há seis meses e já perdi as contas de quantos furtos presenciei. Outro dia, haviam dois brigando com facas na mão. Daqui assustei e chamei a polícia, mas ninguém apareceu", lembra Izabel. Segundo ela, o local além de abrigar dependentes, também serve como ponto de tráfico. Já o Ferreirão, no bairro Cristo Rei, tem sua fachada totalmente comprometida. O letreiro que nominava o local já não existe mais, e o mato começa a tomar conta das laterais. Um morador, que não quis de identificar, afirmou que os usuários de drogas tomaram conta do local, intimidando quem passa pela região. No último dia 16, o secretário de Esportes do município, Cidomar Arruda Velo, e o prefeito em exercício Vilton Coelho, estiveram no local e constaram o abandono. Não muito longe, já no bairro Parque do Lago, o ginásio Antônio Sotero, também vive a mesma realidade. Apesar de ter sua estrutura mais conservada, pode-se perceber os sinais do abandono. Em seu interior, as lâmpadas foram todas quebradas, os banheiros não funcionam mais e o lixo também começa a se acumular. A reportagem do Diário esteve no local e se deparou com um grupo de jovens que fumava maconha na arquibancada. Eles contaram que o ginásio, mesmo cheio de problemas, ainda sedia eventos. Um dos jovens relatou que no local acontecem aulas de capoeira, torneios de futsal entre times dos bairros e de uma escola da região. "Tá tudo estragado, mas ainda é usado. Faz tempo que ninguém cuida daqui não", relatou. O secretário de Esporte, Cidomar Arruda, contou ao Diário que já existe um projeto de revitalização dos ginásios do município. O Fiotão deve receber os operários a partir do dia 15 de fevereiro, mas Cidomar afirmou que até Março todos vão estar em obras. Sobre a criminalidade no local, o secretário conta que já existe uma parceria com a Guarda Municipal, mas que não dá para fiscalizar 24h por dia. Segundo ele, novas medidas devem ser tomadas nos próximos dias.