CIDADES
Quarta-feira, 11 de Novembro de 2015, 21h:00
A
A
PONTES E LACERDA
Garimpeiros fecham rodovia para protestar
Ontem (11), por volta das 19 horas, o congestionamento já chegava a mais de 30 quilômetros ao longo da rodovia BR-174
MARCELO FERRAZ
Da Reportagem
Cerca de 200 pessoas remanescentes das mais de 5 mil que foram retiradas do garimpo ilegal localizado a 18 km de Pontes e Lacerda (município a 483 km de Cuiabá), e que se deslocaram para a entrada da cidade, continuaram bloqueando a BR-174 até o início da noite de ontem (11). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os manifestantes estavam acampados no meio da rodovia desde as 17 horas da última terça-feira (10), exigindo a legalização do garimpo para deixar o local. A PRF informou ainda que, como esse pedido não era possível de ser atendido diante do curso da operação, eles tentariam dialogar com os garimpeiros para que deixassem o local, o que não tinha surtido efeito cerca de 24 horas após o bloqueio. Todas as vias de acesso, mesmo dentro de propriedades rurais, continuaram bloqueadas pelos manifestantes. Apenas ambulâncias estavam autorizadas a passar no local durante o bloqueio dos garimpeiros. Ontem (11), por volta das 19 horas, o congestionamento já chegava a mais de 30 quilômetros ao longo da estrada, na entrada para o município, onde se encontram carretas com alimentos e cargas vivas. Segundo o tenente Wallenstein Maia, o Corpo de Bombeiros estava a postos para qualquer eventualidade, já que os manifestantes ameaçavam atear fogo em objetos no meio da pista. Nós tivemos relato de que eles pretendem colocar fogo em pneus e veículos, estamos atendendo ocorrências de embriaguez e mal súbito, informou. O caminhoneiro Paulo Freire, de 56 anos, estava desde as 16h de terça-feira parado, aguardando a situação se normalizar. Ele veio de Curitiba para o Acre trazer eletrodomésticos e estava de passagem por Mato Grosso. A mesma situação enfrentava Denir Matos, de 65 anos, que trabalha para a indústria moveleira e foi de Porto Alegre para Boa Vista levar um carregamento e precisava voltar. Um garimpeiro natural da Bahia e que trabalhava há mais de 30 anos com garimpo no Pará, alertou que os manifestantes não pretendiam se retirar da cidade enquanto não obtivessem autorização para voltar ao garimpo. Não é justo a gente liberar essa riqueza apenas para grandes empresas enriquecerem, o povo também quer usufruir do ouro, não pretendemos sair da rodovia, afirmava na ocasião. Por conta da situação criada, o comando das forças policiais em Pontes e Lacerda realizou uma reunião estratégica na manhã de ontem (11) com integrantes da Secretaria de Segurança Pública para definir sobre a desobstrução da BR-174. De acordo com o coronel Alberto de Barros Neves, responsável pelo comando da Polícia Militar na região, a atuação efetiva das forças de segurança do Estado deve acontecer após a notificação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao comando da Sesp, em Cuiabá, já que é uma estrada federal.