O governo cedeu à pressão e anunciou ontem que não vai cumprir a ordem de despejo contra 262 famílias que invadiram uma propriedade privada em Cuiabá e ali fizeram um loteamento a que chamaram Nova Canaã. A informação foi confirmada por integrantes do governo que negociaram com um grupo de moradores a desocupação da sede da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), esta invadida ontem. Conforme uma das líderes da manifestação, o grupo foi até o local para protestar contra o governo do Estado pela falta de diálogo com os moradores. O governo havia informado que iria incluir os moradores no programa Minha Casa Minha Vida, disse Luana Silva. Decidimos, em assembleia, que aceitamos as casas do governo federal com duas condições: que seja sem custo e que não haja despejo antes da entrega. Os manifestantes, cerca de 80 no total, chegaram à sede da Secopa por volta das 9h da manhã. Eles foram recebidos, primeiro, pelo secretário Eder Moraes. Depois, conversaram com o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, o presidente do Intermat Afonso Adalberto e o secretário-chefe da Casa Militar, Antônio de Moraes. Eles garantiram que não haverá a desocupação da área. As famílias vivem na área desde 2009, e uma decisão, assinada pela juíza Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, determinou a reintegração de posse em favor de Armindo Sebba Filho, proprietário do terreno. A ideia do governo é colocar as famílias dentro de um programa habitacional. Mas os invasores se recusam a pagar mensalidades.