O governador Pedro Taques inaugurou ontem 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Rondonópolis (215 km ao Sul), e relacionou uma série de ações em prol da saúde pública em Mato Grosso. Entre elas está a inauguração de 20 novos leitos de UTI em menos de 20 dias, a aplicação por parte do governo de R$ 2 milhões mensais no Hospital São Benedito e a garantia do repasse de outros R$ 50 milhões para a obra do novo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. Taques também comentou que três modelos de gestão dos hospitais regionais são avaliados para o Estado. Não podemos generalizar. Tem OSS que não passava de picaretagem. Em Várzea Grande foram contratados 9 mil procedimentos de alta complexidade e apenas 324 realizados, segundo o Tribunal de Contas do Estado. Em Colíder e Sinop, os hospitais estão sob intervenção. Renovamos o contrato com a OSS em Rondonópolis e temos certeza de que estamos no caminho certo para melhorar a saúde da região Sul. Outros dois modelos de administração avaliados são os consórcios regionais e a criação de uma Empresa de Administração Hospitalar Pública. Os 14 municípios que compõem o consórcio de saúde Teles Pires se reuniram e devem fazer a administração dos hospitais regionais de Sorriso e Sinop. Juntas, as duas unidades recebem cerca de R$ 110 milhões anuais para funcionamento. O cidadão quer ser bem atendido, com resolutividade, e é isso que estamos buscando. Já repassamos R$ 86 milhões atrasados aos municípios e quase R$ 9 milhões são para Rondonópolis. Estamos investindo na saúde, mas sabemos que precisamos melhorar muito ainda, destacou o governador. O secretário estadual de Saúde, Marco Bertúlio, comentou que busca implementar serviços no Hospital Regional de Rondonópolis e na Santa Casa de Misericórdia, que também atende ao SUS, e destacou que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) deve injetar aporte de recursos no consórcio regional da região para a contratação de mais exames. Isso vai garantir que as pessoas sejam atendidas onde elas moram. A partir de 30 de julho o novo equipamento de tomografia deve começar a funcionar no Hospital Regional. (Com Assessoria/Gcom)