CIDADES
Sexta-feira, 14 de Julho de 2006, 20h:26
A
A
Estacionamentos esperam faturar
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
Proprietários de estacionamentos privativos da região central de Cuiabá estão esperando aumento de clientes, especialmente os chamados mensalistas, com a implantação do projeto Faixa Verde, que começa a funcionar nesta segunda-feira. O Faixa Verde promete acabar com a falta de vagas públicas nas principais vias da cidade. A expectativa é boa, mas por causa dos mensalistas, que devem aumentar o movimento em até 40%. O sistema rotativo deverá ter um crescimento, embora pequeno, em torno de 10% a 20% no máximo, acredita João Soares, proprietário do estacionamento Poeta, na Barão de Melgaço. Quem também está otimista é Francineto Clementino de Moraes, funcionário do estacionamento Tenuta, que fica na Barão com a Travessa João Dias. Vai aumentar porque hoje quem deixa o carro estacionado na rua o dia todo não poderá fazer mais isso. Ou vão ter que andar de ônibus ou procurar um estacionamento privado. Pagar para ficar na rua é que não vai compensar, disse. Menos confiantes estavam o proprietário do estacionamento Decar Veículos, entre a Voluntários da Pátria e a Pedro Celestino, Sebastião Petri, e o funcionário do Barão de Melgaço, Antônio Ferreira da Silva. Para eles, o aumento de clientes só virá se a fiscalização do projeto Faixa Verde for rígida. Se houver fiscalização, a pessoa passará a estacionar nos locais privados por oferecem maior segurança e por causa da sombra. Se não tiver, não vai mudar nada, comentou Petri. Ele lembra que na época do Faixa Azul, que funcionou no mesmo molde do projeto atual, o movimento era bom. O giro era muito bom. Depois que acabou o Faixa Azul, o movimento diminuiu muito. Mas não é só o número de clientes que deve aumentar. A expectativa de boa parte dos proprietários é que também haverá elevação do preço atual. Hoje o valor cobrado por hora varia de R$ 2 a R$ R$ 4 (carro grande). Há locais que cobram preço único. Já a mensalidade gira em torno de R$ 40 a R$ 70.