NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

CIDADES
Sexta-feira, 14 de Julho de 2006, 20h:26

Estacionamentos esperam faturar

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
Proprietários de estacionamentos privativos da região central de Cuiabá estão esperando aumento de clientes, especialmente os chamados “mensalistas”, com a implantação do projeto “Faixa Verde”, que começa a funcionar nesta segunda-feira. O “Faixa Verde” promete acabar com a falta de vagas públicas nas principais vias da cidade. “A expectativa é boa, mas por causa dos mensalistas, que devem aumentar o movimento em até 40%. O sistema rotativo deverá ter um crescimento, embora pequeno, em torno de 10% a 20% no máximo”, acredita João Soares, proprietário do estacionamento “Poeta”, na Barão de Melgaço. Quem também está otimista é Francineto Clementino de Moraes, funcionário do estacionamento “Tenuta”, que fica na Barão com a Travessa João Dias. “Vai aumentar porque hoje quem deixa o carro estacionado na rua o dia todo não poderá fazer mais isso. Ou vão ter que andar de ônibus ou procurar um estacionamento privado. Pagar para ficar na rua é que não vai compensar”, disse. Menos confiantes estavam o proprietário do estacionamento “Decar Veículos”, entre a Voluntários da Pátria e a Pedro Celestino, Sebastião Petri, e o funcionário do “Barão de Melgaço, Antônio Ferreira da Silva. Para eles, o aumento de clientes só virá se a fiscalização do projeto “Faixa Verde” for rígida. “Se houver fiscalização, a pessoa passará a estacionar nos locais privados por oferecem maior segurança e por causa da sombra. Se não tiver, não vai mudar nada”, comentou Petri. Ele lembra que na época do “Faixa Azul”, que funcionou no mesmo molde do projeto atual, o movimento era bom. “O giro era muito bom. Depois que acabou o Faixa Azul, o movimento diminuiu muito”. Mas não é só o número de clientes que deve aumentar. A expectativa de boa parte dos proprietários é que também haverá elevação do preço atual. Hoje o valor cobrado por hora varia de R$ 2 a R$ R$ 4 (carro grande). Há locais que cobram preço único. Já a mensalidade gira em torno de R$ 40 a R$ 70.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL