NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

CIDADES
Sexta-feira, 24 de Abril de 2009, 21h:53

PRESIDENTE MÉDICI

Escola pública cobra taxa para aluno fazer simulado

DANA CAMPOS
Da Reportagem
Estudantes da escola estadual Presidente Médici denunciam a cobrança de taxa para aplicação de um simulado, que vale nota. Conforme eles, para obter a prova, realizada a cada dois meses, os estudantes têm que desembolsar R$ 2. A prática é questionada, uma vez que o colégio é público e deveria oferecer ensino gratuito. Um aluno do segundo ano do ensino médio, que preferiu preservar sua identidade, diz que nem todos os estudantes têm condições de pagar para realizar a prova. “Para mim não prejudica, mas este dinheiro faz falta para muitos colegas que tenho”, fala. Conforme o diretor da unidade escolar, Anísio José Guimarães, a cobrança é feita somente para a aplicação do simulado. Ele explica que por ser geralmente cerca de 80 questões, fica inviável o professor repassar todas as perguntas no quadro para os alunos copiarem. “É uma medida que busca proporcionar mais praticidade tanto para os alunos quanto aos professores”, avalia o diretor. Segundo ele, os estudantes que não têm condições de pagar a “taxa simbólica”, recebe a prova gratuitamente. Com 3.600 estudantes, o diretor afirma que os recursos repassados pelos governos federal e estadual são insuficientes para manter toda a logística e infraestrutura da escola. E medidas como essa são necessárias. Este ano, de acordo com Departamento de Prestação de Contas das Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o colégio recebeu R$ 103,8 mil para utilização no Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE) e merenda escolar. Conforme o assessor jurídico da Seduc, Joacir Carvalho, toda escola pública estadual é autônoma, e pode realizar ações que visam a melhora nas condições de trabalho, no entanto, qualquer cobrança praticada pelo estabelecimento de ensino público e gratuito é ilegal.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL