CIDADES
Quarta-feira, 28 de Maio de 2008, 20h:36
A
A
ILUMINAÇÃO
Cuiabá terá sistema universalizado
Cuiabá terá até o fim deste ano o sistema de iluminação pública universalizado. A garantia é do prefeito Wilson Santos que, por meio do Programa Reluz, investirá R$ 24,5 milhões na melhoria da eficiência energética, além de garantir 100% de iluminação pública a todos os moradores da Capital. Segundo Santos, o recurso será usado para a troca de todo o parque de lâmpadas da cidade englobando 46.600 pontos de luz, além de mais quatro mil que serão instalados. Nós vamos fazer de Cuiabá a cidade Luz. Todas as ruas, avenidas, becos, vielas, sem exceção, serão iluminados, disse durante, o lançamento do programa, na terça-feira. Considerado o maior programa de melhoria na eficiência energética da história da Capital, o Reluz inicia da periferia para o centro, valorizando as famílias mais carentes. Entre os primeiros beneficiados, estão os moradores de bairros como Novo Paraíso e Jardim Florianópolis (região norte) e Pedra 90 (sul). A expectativa é que o projeto também beneficie a população na área de segurança pública. Vamos universalizar o sistema de iluminação pública, contribuir para a redução da criminalidade e aumentar a sensação de segurança, disse. Conforme Santos, a estimativa é obter uma redução de 26% no consumo e como os gastos de manutenção. O percentual equivale a R$ 2 milhões ao ano de economia. O sistema é antigo, velho, obsoleto, gastador e cheio de problemas. Vamos modernizá-lo, torná-lo eficiente e econômico, reforçou.