CIDADES
Quinta-feira, 17 de Maio de 2012, 21h:06
A
A
SAÚDE
Cuiabá terá campanha contra glaucoma
A população da Grande Cuiabá poderá participar mais uma vez da Campanha de Prevenção ao Glaucoma, que oferece orientação e exame médico gratuito para pessoas com mais de 35 anos. Esta é a 9ª edição do evento, que ocorrerá em 26 de maio, no Hospital Universitário Júlio Muller, e pretende atingir pelo menos 1.000 pessoas. Esperamos que a ação seja tão bem-sucedida quanto nos anos anteriores, quando registramos uma forte adesão social. É fundamental que a população saiba dos riscos do glaucoma, responsável pela maior causa de cegueira irreversível no mundo por se tratar de uma doença silenciosa, sem sintomas até os estágios mais avançados, explica o presidente da Associação Mato-grossense de Oftalmologia, Maurício Donatti. A Campanha de Prevenção ao Glaucoma é uma iniciativa que ocorre em nível nacional, no Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de maio). Em Mato Grosso, a ação é coordenada pela associação, e este ano mobilizará 45 voluntários (médicos, enfermeiros e estudantes) para o atendimento à população. O evento ocorrerá das 8h às 12h, e a consulta médica contempla o exame de pressão ocular e do nervo ótico, procedimento que diagnostica a incidência ou riscos de ocorrência do glaucoma. Na ocasião, o público também receberá orientação por meio de palestras, atrações lúdicas e distribuição de material informativo. A gente sempre diz isso, e nunca é demais repetir. O melhor tratamento é a prevenção. As pessoas precisam fazer o exame médico periódico para descobrir se têm ou não chances de contrair o glaucoma, se estão ou não no perfil de população de risco. E, caso seja diagnosticado, é fundamental que isso ocorra na fase inicial, quando a visão ainda não foi comprometida, explica Donatti. No ano passado, 1.000 pessoas receberam atendimento médico durante a campanha, e foram registrados 69 diagnósticos com alterações na pressão ocular e no nervo ótico, o que alerta para a incidência ou riscos de se contrair o glaucoma. Na ocasião, todas as pessoas nestas condições foram orientadas a buscar atendimento na rede pública de saúde. GLAUCOMA É uma doença que danifica o nervo ótico, diminuindo gradativamente a visão periférica, como se a pessoa enxergasse por meio de um tubo, que se fecha conforme o avanço da enfermidade. O principal fator de risco é a pressão dos olhos e o nervo ótico é a parte do olho afetada pela doença. A detecção precoce na população pode prevenir a lesão do nervo e evitar a perda da visão. Outros fatores de risco são: idade acima de 40 anos, raça negra, miopia acima de seis graus, diabetes e pacientes com doenças oculares. Para saber mais sobre a doença (riscos, diagnóstico, incidência, tratamento, sintomas e outros) acesse www.abrag.com.br. (Com Assessoria)