CIDADES
Terça-feira, 07 de Abril de 2015, 20h:45
A
A
296 ANOS
Cuiabá está em festa
Uma extensa programação foi programada para esta quarta-feira, feriado municipal, para comemorar mais um aniversário da Capital
ALECY ALVES
Da Reportagem
Para hoje, aniversário de 296 anos de Cuiabá, a cidade está oferecendo extensa programação. O dia começa com a inauguração da ciclofaixa, seguida de um passeio ciclístico pela ciclovia da Arena Pantanal. Simultaneamente, acontece a abertura de uma exposição de livros, com mais de 2 mil exemplares, palestra e contração de história nos bairros Pedra 90, Osmar Cabral, Santa Isabel, entre outros. Ao final do dia, às 17hs, tem a entrega da quadra poliesportiva do bairro Paiaguás, evento que se estenderá à noite com um torneio esportivo. Durante o dia todo estará em andamento o projeto livro esquecido, nas praças da República, Bispo Dom José, Lixeira e dos Motoristas. Essa ação, como o nome traduz, consiste em esquecer livros em locais estratégicos para que possam ser lidos e, preferencialmente, devolvidos no mesmo local para que outros possam ter acesso à leitura. Aproveitando que é feriado, em homenagem a aniversariante a população poderá celebrar a multicultua musical o cotidiano dos cuiabanos natos e migrantes. No Parque Cuiabá, por exemplo, os amantes do rock poderão se reunir no show que acontecerá na praça cultura, a partir das 17hs. Já na Praça Cultural do CPA II o evento reunirá os amantes do rasqueado em um festival de som e dança. O lambadão, outra expressão regional, tem lugar reservado na praça do bairro Pedra 90. Essa programação se repetirá ao longo do mês por outros bairros. Estão previstos ainda, lançamentos como de obras de pavimentação em bairros e a entrega dos primeiros 120 quilômetros de asfalto novo e de 200 quilômetros de recuperação de ruas e avenidas. E ainda, a entrega de mil títulos de regularização fundiária para moradores dos bairros Planalto, Novo Horizonte, Jardim Leblon, Dr. Fábio, Altos da Glória, Umuarama, Três Barras, entre outros. No dia 30 de abril, acontece a inauguração do Hospital São Benedito, esperado há anos e considerado uma das maiores obra da saúde dos últimos anos em Cuiabá. No total, o hospital terá 111 leitos, sendo destinados 81 para enfermarias e 30 para Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde serão realizadas cirurgias ortopédicas, neurológicas e cardiológicas. A comemoração oficial será marcada por 92 eventos, mais detalhe no site: WWW.cuiaba.mt.gov.br. As comemorações oficiais tiveram início na segunda-feira com entrega da reforma da Secretaria Municipal de Educação, Casa da Criança Cuiabana e outros eventos. À noite foi celebrada uma missa de Ação de Graças na igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a mais tradicional e antiga da Capital. A solenidade contou com a presença do governador Pedro Taques, do prefeito Mauro Mendes, e as duas primeiras-damas, Samira Martins e Virginia Mendes.