Será aberta hoje em Cuiabá a 1ª Conferência de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT). Com a temática Direitos Humanos e Políticas Públicas: o caminho para garantir a cidadania GLTB, o encontro será realizado até sábado no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A abertura acontece às 19 horas. Para o presidente da ong Livre Mente, Clovis Arantes, a realização da primeira conferência representa um marco para a sociedade mato-grossense, em especial aos que estão ligados ao movimento GLBT. O Estado reconheceu que merecemos ser tratados com legitimidade. Conforme ele, os governos estão percebendo a existência de uma população que têm direitos legítimos. Segundo Arantes, Mato Grosso tem representantes do movimento em várias cidades pólo. Hoje contamos com ongs em Sinop, Rondonópolis, Juína, Várzea Grande e Cuiabá. Arantes entende que as discussões em prol de uma legislação atuante, em defesa do homossexual, são extremamente importantes. O presidente da ong informou que a cada três dias um homossexual é morto no Brasil. Este ano, somente em Cuiabá, foram registrados cinco assassinatos. O último ocorreu no bairro CPA III, onde um homossexual levou um tiro na cabeça. Em todos os casos foi confirmada a homofobia. De acordo com o presidente, as esferas de governo precisam fomentar uma política pública no intuito de atender as necessidades e direitos dos homossexuais. A conferência tem como objetivo expandir essas discussões em prol da criação de programas e leis que garantam nossos direitos. Durante a conferência, assuntos como legislação e homossexualidade, mídia, ética e saúde da população GLTB estarão na pauta de discussões das mesas redondas que ocorrerão amanhã.