CIDADES
Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2012, 20h:34
A
A
VÁRZEA GRANDE
CRM e OAB vistoriam Pronto-Socorro
O Conselho Regional de Medicina (CRM), em parceria com a Ordem dos Advogados (OAB), seccional de Mato Grosso, vistoriou o Pronto-Socorro de Várzea Grande. A inspeção faz parte de um mapeamento para detectar a situação do sistema de saúde pública no Brasil, e, a partir disto, fazer estudos para melhorá-lo. De acordo com a presidente do CRM, Dalva Alves das Neves, as irregularidades do PS são as mesmas há muito tempo: precariedade na estrutura, falta de medicamentos, leitos insuficientes e pacientes nos corredores. O que nós fizemos hoje visa registrar tudo isso para buscar soluções. O presidente da Comissão de estudos de Direito Sanitário e Defesa do Direito à saúde da OAB, André Luis Araújo da Costa, afirmou que a situação do PS da Baixada Cuiabana não é um caso isolado, e é justamente para mudar o cenário da saúde pública que a vistoria foi feita na manhã de ontem. Segundo Araújo, o principal problema é a falta de estrutura, o que torna o atendimento aos pacientes subumano. Eles ficam nos corredores, jogados como animais. É um dos principais pontos que tem que mudar. Precisa contratar mais médicos, mas principalmente humanizar o atendimento. Representando a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, o deputado federal Nilson Leitão também participou da vistoria. A realidade daqui não é diferente de qualquer outro hospital público do país, por isto estamos analisando a condição estrutural e humana que as pessoas estão sendo atendidas, levaremos o relatório ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público, para em seguida tomarmos providências possíveis para melhorá-lo, disse. Durante a ocasião, a presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindmed), Elza Queiroz, entregou ao deputado um relatório sobre a saúde de Cuiabá e Várzea Grande que será repassada para a Comissão em Brasília. (SM)