NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

CIDADES
Sexta-feira, 27 de Julho de 2007, 20h:02

CENTRO DE DIAGNÓSTICOS

Credenciada do SUS inaugura sede

ALINE CHAGAS
Da Reportagem
Com ares e estrutura de unidade particular, o Centro de Diagnósticos “Benedito Scaff Gabriel” - unidade responsável pelos exames laboratoriais e de imagem dos usuários da rede pública de saúde de Cuiabá - foi inaugurado ontem de manhã. Na unidade, serão oferecidos à população exames como tomografia, mamografia e ultra-sonografia. O Centro de Diagnósticos é mais uma unidade da Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia (AFIP) e funcionará na rua Dom Aquino, n°. 291, ao lado do hospital Sótrauma. A AFIP está credenciada há quatro meses para atender a demanda de exames do SUS/Cuiabá. Desde então, mais de 348 mil exames foram realizados em pacientes das unidades de atenção básica, secundária e hospitalar da rede pública de Saúde de Cuiabá. Somente no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, a AFIP realizou cerca de 90 mil exames. Para a construção do Centro de Diagnóstico, a AFIP investiu R$ 4 milhões na aquisição do prédio, reformas e aquisição de modernos equipamentos. Apesar de ser uma empresa credenciada, ou seja, terceirizada, os usuários encaminhados pelos profissionais da saúde não precisam pagar qualquer taxa para serem atendidos, conforme os valores do Sistema Único de Saúde. O secretário de Saúde de Cuiabá, Guilherme Maluf, disse que as melhorias no atendimento são impressionantes. Segundo ele, desde o início das atividades da AFIP as filas à espera de exames começaram a diminuir. ”Com a AFIP vai melhorar muito o sistema de realização de exames em Cuiabá. As longas filas de espera de usuários aguardando exames desde 2005 já começaram a diminuir”, falou o secretário. Animado com a inauguração do prédio do Centro de Diagnósticos, o presidente da AFIP, Sérgio Tufik, frisou que esse é um momento histórico para toda a população. Segundo Tufik, a unidade da AFIP em Cuiabá é a mais bem equipada do Brasil. Segundo o presidente da instituição, o atendimento oferecido pelo Centro de Diagnósticos será de qualidade e com excelente padrão de qualidade. Tufik informou que a AFIP é a responsável por todo o investimento do prédio do Centro de Diagnóstico, sem qualquer montante de verbas públicas. Por isso, se o credenciamento com a prefeitura de Cuiabá acabar daqui a alguns anos, o prédio do Centro de Diagnóstico ficará sob responsabilidade da instituição. Em seu discurso no momento da inauguração do prédio, o procurador geral de Justiça de Mato Grosso, Paulo Prado, falou que o Centro de Diagnóstico apresentado à população e autoridades é uma boa notícia para a saúde pública de Cuiabá. Prado destacou que espera que toda a população seja recebida de braços abertos, com respeito e cidadania, fazendo o resgate da dignidade de cada um. Como a tabela do SUS para pagamento de exames e outros serviços prestados para a rede pública de saúde determina valores considerados baixos pelas empresas particulares, e por isso, muitos estabelecimentos conveniados estavam se recusando a prestar serviços com base nessa tabela, a prefeitura de Cuiabá optou por credenciar um laboratório para atender com exclusividade os usuários do SUS/Cuiabá. A AFIP foi selecionada por ser referência de qualidade em atendimento em várias cidades do Brasil e por ter feito à prefeitura de Cuiabá a proposta de cobrar valores abaixo da tabela SUS para cada exame realizado.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL