NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

CIDADES
Segunda-feira, 09 de Maio de 2011, 21h:29

DELTA

Coletores de lixo interrompem atividades por 1 dia

CAROLINA HOLLAND
Da Reportagem
Coletores de lixo da empresa Delta Construções, que realiza o serviço em Cuiabá, pararam as atividades ontem, deixando a cidade sem a coleta durante todo o dia. Depois de horas de negociação, os trabalhadores e empresa entraram em acordo e as atividades foram retomadas à noite. Os coletores pediram aumento nos vencimentos e melhores condições de trabalho. “Nós queremos que nosso salário seja pelo menos o equivalente ao dos varredores de rua. Nós trabalhamos tanto quanto eles, às vezes até mais, e ganhamos menos”, disse Evandro Martins, um dos funcionários. Os varredores de rua recebem salário de R$ 622, enquanto os coletores ganham R$ 582. A categoria pediu também que o valor do ticket alimentação não fosse descontado no salário. “Eles descontam 15% do nosso salário. Queremos trabalhar, ninguém aqui é preguiçoso. Nós estamos pedindo para que a empresa nos valorize”, acrescentou Martins. Funcionários disseram ainda que apenas dois coletores saem às ruas com os caminhões, número que eles consideram insuficiente para recolher 15 toneladas de lixo por veículo, e reclamaram da presença da polícia na sede da empresa durante a manhã. No entanto, a assessoria de imprensa da companhia negou que tenha chamado uma viatura ao local. Durante a tarde, o assistente comercial da Delta, Nery Hernandes Júnior, disse que a empresa já havia atendido a boa parte das reivindicações dos funcionários e que não havia motivo para a paralisação. As negociações começaram às 7h da manhã, mas somente no início da noite diretoria e funcionários fecharam acordo. O acerto que o salário dos coletores passará dos atuais R$ 622 para R$ 665, além de redução no desconto do ticket alimentação de 15% para 5% nos vencimentos. O acordo também determina que os coletores terão direito a frascos de filtro solar dentro dos caminhões, e não apenas na sede da empresa, como é feito atualmente. Em março passado, os trabalhadores da Delta já haviam parado as atividades em março, por um dia, com as mesmas reivindicações.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL