CIDADES
Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2007, 20h:57
A
A
CHEIA EM MT
Chuva causa estragos em vários pontos
Famílias desabrigadas, isolamento e destruição em municípios do sul e norte do Estado, sobretudo na Baixada Cuiabana, são o saldo das constantes precipitações
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
As constantes chuvas que atingiram Mato Grosso nos últimos dias deixaram famílias desabrigadas, provocou isolamento e estragos em vários municípios do Estado. Em Paranatinga, 1.733 pessoas ficaram desabrigas ou desalojadas. Já na BR-158, a 18 quilômetros de Porto Alegre do Norte, o rompimento da pista deixou a população de pelo menos seis municípios da região isolada. De acordo com o superintendente da Defesa Civil em Mato Grosso, major Abadio José da Cunha, estão sob alerta os municípios de Cáceres, Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger. Nestas duas últimas cidades já há áreas alagadas. Em Nova Santa Helena há pedidos de vistorias de situações como erosões e buracos nas estradas, informou. A secretária de Infra-Estrutura de Paranatinga, Valéria Nicola, decretou situação de emergência. A enchente nos rios Corgão e Paranatinga atingiram moradores de bairros como o Vila Baia, Concórdia, Primavera I e II, União I e II e o Centro. Há famílias abrigadas em ginásio ou escolas, mas algumas já estão voltando para casa. A administração municipal pediu ajuda às autoridades estaduais. Estamos aguardando ajuda do governo do Estado, que ficou de enviar cesta básica, colchões e cobertores, comentou. Esta é a segunda enchente ocorrida no município em pouco mais de um ano. Todo o trabalho de socorro e retirada das pessoas foi acompanhado por uma equipe da Defesa Civil, que já estava no município devido ao estado de alerta das estradas. A enxurrada também levou quatro pontes de madeira e danificou o sistema de captação de água. O major Abadio informou ainda que uma equipe da Defesa Civil sobrevôo e se encontra na região da BR-158 para verificar a situação, avaliando a extensão dos danos causados e medidas a serem adotadas. No entanto, lembrou que para a reconstrução da pista será necessário que pare de chover pelo menos por dois dias. Se ficar dois dias sem chover se consegue restabelecer a pista. Mas há previsão de mais chuva para a região, disse. Há informação ainda que uma forte chuva que caiu durante a madrugada de quarta-feira em Alto Paraguai, na região médio-norte do Estado, provocou a inundação de várias casas e famílias tiveram que ser retiradas às pressas. Algumas pessoas resistiram em sair das casas e foram obrigadas a assinar um termo de responsabilidade. Aproximadamente 20 famílias foram levadas para um abrigo montado pelo município, que disponibilizou transporte, água e alimentação. Em Cuiabá, depois de atingir 5,72 metros na última terça-feira, o nível do rio baixou. Na quarta-feira estava com 5,72 e, ontem pela manhã, com 4,44 metros. A cota de alerta é de 8,50. Alguns dos bairros que mais preocupam a Defesa Civil na cidade são Praeiro, Praeirinho, Jardim Europa, Coophamil, Ribeirão do Lipa e da Ponte e Santa Isabel.