CIDADES
Quarta-feira, 03 de Março de 2010, 21h:41
A
A
DENGUE
Casos estão aumentando
Dos 19.670 casos notificados este ano, 709 são considerados graves, com o registro de 26 óbitos, 10 deles em menores de 15 anos
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
Os casos de dengue continuam aumentando em Mato Grosso. Neste ano, das 19.670 notificações da doença um total de 709 é considerado como grave, um aumento de 81% se comparado à última semana de fevereiro, que registrava 391 casos graves. Neste mesmo período, os óbitos subiram de 21 para 26, sendo 13 confirmados e os demais em investigação. Dos confirmados, 10 (77%) ocorreram em menores de 15 anos. O restante em adultos. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Conceição Villa, essa situação pode ser explicada por fatores como a recirculação do vírus do tipo II, considerado o mais virulento, e, é claro, pela suscetibilidade da pessoa. Hoje, temos no Estado o vírus I, II e III circulando. Mas, nos últimos cinco anos não tínhamos o II, explicou. Isolamento viral feito em 2009 mostra a prevalência do sorotipo II, que foi encontrado em Cuiabá (além do III), Várzea Grande, Juína, Rondonópolis (o I também), Sinop e Paranatinga. O do tipo III foi isolado em Cáceres. Em vários municípios do Estado o quadro é caracterizado como epidemia. Além disso, Mato Grosso está entre os cinco estados brasileiros que concentram 71% dos 108,64 mil registros de dengue no País, sendo responsável por 61,9% dos óbitos já confirmados em todo Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde (MS). Levantamento de janeiro (fevereiro não foi fechado) mostra que a incidência da doença é altíssima em municípios como Primavera do Leste, onde há dois mil casos para 100 mil habitantes, São José de Quatro Marcos com dois mil/100 mil habitantes e Rondonópolis com mil casos por 100 mil. Ainda para se ter uma idéia do quadro sério vale informar que os registros de casos de dengue referentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2008 foram de 4.377. No ano de 2009, neste mesmo período, foram de 2.883 casos. Conceição Villa garantiu que o Estado tem orientado e capacitado profissionais da saúde para garantir a assistência adequada aos pacientes com sintomas da dengue. A dengue não pode ser banalizada e vista apenas como uma simples virose, alertou. Por outro lado, ela observa que muitas pessoas ainda deixam para procurar atendimento médico quando a doença está em estágio avançado. Além de citar ações de prevenção e combate desenvolvidas em parceria com os municípios, Conceição Villa informou que o Estado está finalizando o processo de aquisição de 300 bombas costais, num valor de R$ 1 milhão, além da compra de kits (com lupa, pesca larvas, entre outros) para os agentes de endemia. É imperioso o apoio da população e dos outros setores do poder público como serviços urbanos e educação para o controle da doença, frisou lembrando que 99% da população sabe como combater e os riscos da dengue, embora muitos ainda não têm atitude pró-ativa. OUTROS DADOS - De acordo com boletim divulgado ontem pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES/MT, Cuiabá notificou 2.323 casos de dengue. Desses, 193 graves. Ocorreram ainda quatro óbitos, sendo um caso confirmado e os demais sob investigação. Em Várzea Grande, foram 1.312 casos. Desses, 102 graves, além de seis mortes, sendo quatro confirmados e dois aguardando resultado de exames laboratoriais. Os outros óbitos ocorreram em Colniza, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Poconé, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Barra do Garças e Santa Carmem.