NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2013, 20h:50

SAÚDE

Casos de dengue aumentaram 309%

O número de casos de dengue aumentou 309% no ano passado. Mato Grosso registrou aproximadamente 11 mil em 2011 e quase 45 mil em 2012, o que mostra o avanço da doença. Entre os motivos da expansão, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), está a inserção do sorotipo DEN 4 no território mato-grossense. Na tarde de ontem a SES divulgou o boletim de acompanhamento dos registros no Estado. Os dados mostram que 141 casos foram registrados desde o começo do ano. Na publicação, consta ainda uma morte em Cuiabá. Segundo o governo do Estado, Cuiabá registrou 15 casos, Rondonópolis 28 e Sinop 02. No ano de 2012, as notificações no mesmo período foram de 407 casos, sendo que em Cuiabá o registro foi de 27 casos, Rondonópolis 22, Sinop 82 e Várzea Grande 07. No ano passado, Mato Grosso notificou 44.814 casos de dengue. Cuiabá teve 10.742 casos, Rondonópolis 1.540, Sinop 6.284 e Várzea Grande 3.133. Foram notificados 25 óbitos, sendo 21 confirmados e 04 ainda em investigação. O quadro epidemiológico do ano de 2012 caracterizou-se pela circulação simultânea de dois sorotipos virais da dengue, o DENV 1 e a introdução do sorotipo DENV 4 no Estado. A SES/MT recomenda aos municípios que desenvolvam uma serie de ações contidas no plano de contingência para prevenção e controle da dengue. Dentre as ações, aumentar os trabalhos de notificação, investigação de casos e monitoramentos sempre de forma oportuna. O órgão pede ainda que os gestores definam estratégias para redução da força de transmissão da doença por meio do controle de vetor e de seus criadouros.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL