NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

CIDADES
Quinta-feira, 29 de Junho de 2006, 21h:29

RELIGIÃO

Bonsucesso em festa por São Pedro

Moradores da tradicional comunidade ribeirinha passaram o dia inteiro ontem homenageando o santo padroeiro dos pescadores

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
O Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande, comemorou ontem a Festa de São Pedro. A homenagem, que é realizada há 24 anos, reuniu turistas, fiéis e devotos do santo, considerado padroeiro dos pescadores, ainda hoje o principal ofício exercido pelos moradores da comunidade ribeirinha. A organização do evento esperava a presença de cerca de oito mil pessoas. A festa, que teve a presença do prefeito da cidade, Murilo Domingos, começou às 5 horas com a alvorada de fogos. Mas os preparativos começaram há pelo menos uma semana. “Passamos a noite trabalhando, mas para a gente é um orgulho ver que mais uma vez a festa foi realizada”, afirmou uma das ajudantes do evento e moradora de Bonsucesso, Marinete Rodrigues de Magalhães, 48 anos. Marinete Magalhães é filha de uma das idealizadoras da festa, a dona Augusta Maria Gomes, mais conhecida como dona Guti e uma das maiores doceiras da comunidade. Este ano, dona Guti, que se recuperava de uma queda que resultou em um braço quebrado, acompanhou a festa da frente de sua casa. “Ano que vem, se Deus quiser e com a ajuda de São Pedro, participo de toda festa”, disse. Depois da alvorada de fogos, foi realizada a missa na Capela Divino Espírito Santo, seguida do levantamento do mastro de São Pedro e da procissão terrestre até a entrada do distrito. A imagem de São Pedro, que há pelo menos 23 anos faz parte da comunidade, era carregada pela festeira Zuleide de Souza. Em seguida, os devotos seguiram em procissão fluvial por cerca de dois quilômetros sob as águas do rio Cuiabá até chegarem ao lugar de realização da festa, onde a imagem de São Pedro foi entregue aos festeiros de 2007: Edilson Rodrigues Gomes, 43 anos, e Eliane Maria da Silva Rosa, 38. “É uma emoção muito grande ser o festeiro, principalmente, para a gente que é devoto de São Pedro”, comentou Edilson Gomes. Por volta das 10 horas, o almoço composto por peixe, arroz, mandioca e molho de tomate quente começou a ser servido. Foram usados 200 quilos de arroz, 10 caixas de tomate, 30 fardos de coentro e de cebolinha cada e 15 de trigo, 20 quilos de cebola, 200 quilos de mandioca e quatro toneladas de peixe, inclusive do rio Cuiabá. No ano passado, a festa foi realizada apenas com peixes de tanque. A comemoração continuou à noite com o baile popular. SÃO PEDRO – Festejado no dia 29 de junho, São Pedro é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. Ele foi apóstolo de Jesus Cristo e, depois, encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido o primeiro Papa. Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu, onde para entrar, é necessário que o santo abra suas portas. Também é atribuída a São Pedro a responsabilidade de fazer chover.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL