NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Quarta-feira, 28 de Junho de 2006, 20h:06

SÃO PEDRO

Bonsucesso celebra santo e abundância

Este ano a tradicional comunidade ribeirinha tem motivo especial para festejar o dia do santo padroeiro dos pescadores: peixe de rio voltou

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
A comunidade ribeirinha do Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande, realiza hoje a tradicional Festa de São Pedro, o santo padroeiro dos pescadores. Em sua 24ª edição, o evento aguarda a presença de aproximadamente oito mil pessoas, entre moradores, devotos e turistas de Mato Grosso. Considerada uma das comemorações religiosas mais importantes de Mato Grosso, a festa deste ano terá novamente em seu cardápio peixes do rio Cuiabá. Em 2005, o pescado servido foi 100% de criames da Baixada Cuiabana. Segundo o vice-presidente da comissão organizadora da Festa, Donato Leite da Rosa, são 3.500 quilos de pescado, pelo menos a metade do rio. “Temos muito o que agradecer a São Pedro. No ano passado, servimos só peixe de tanque e, agora, teremos no cardápio até peixes nobres como o pacu”, disse. Desde o final da década de 90, os festeiros de Bonsucesso mantêm a festa com o patrocínio e parceria para compra do peixe de tanque: o tambacu. Mas, para quem vive da pesca e é devoto do santo, São Pedro não deixaria de atender os pedidos de nova abundância de peixe no rio Cuiabá. “Este ano melhorou muito. Comparado aos últimos dois anos, tivemos bastante peixe”, comemorou o pescador Evandro Pinto de Magalhães, 40 anos, morador do vizinho distrito Pai André, cuja comunidade também participa da festa. Ontem pela manhã, Magalhães, Donato e pelo menos outras 20 pessoas ajudavam nos últimos preparativos da festa. Enquanto Donato amassava barro para construir o fogão onde será feita a comida, outros carregavam palha para cercar a área da festa ou limpavam o pescado à beira do rio. Moradora de Bonsucesso, Adenil Maria Almeida Amorim, 32 anos, também colaborava. Segundo ela, os preparativos começaram há uma semana. “Vamos virar a noite temperando os peixes e cortando o tempero”, disse. “Dá um pouco de trabalho, mas para a gente é uma honra participar de uma festa que homenageia São Pedro”. Segundo os organizadores do evento, a primeira Festa de São Pedro aconteceu na casa da dona Elenil Maria da Silva, nascida e criada no pacato distrito. A imagem do santo foi doada por um morador da comunidade, o “seo” Alcides Lopes de Miranda, que deu continuidade à celebração. A imagem de São Pedro passou a fazer parte da comunidade e até hoje é carregada na procissão que passa pela rua de paralelepípedos da comunidade e segue em canoas por cerca de dois quilômetros até o local dos festejos. PROGRAMAÇÃO - A comemoração começa às 5 horas com a alvorada de fogos. Às 8 horas será realizada uma missa na Igreja Divino Espírito Santo, seguida de levantamento de mastro. Às 9h, começa a procissão terrestre que percorrerá a avenida principal da comunidade. Na seqüência, os fiéis iniciam a procissão fluvial nas águas do rio Cuiabá. Cerca de dois quilômetros serão percorridos até o local da celebração, onde a imagem será entregue aos festeiros de 2007 e onde será servido o almoço, pelo preço de R$ 2. No cardápio, peixe, arroz branco, mandioca e molho de tomate. Os nomes dos novos festeiros só serão revelados durante a festa. Haverá ainda apresentação cultural e de danças como o siriri e cururu. A festa segue à noite com a realização do baile popular.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL