CIDADES
Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007, 19h:03
A
A
FINAL DE SEMANA
Bairros do Coxipó passam sem água
Cerca de sete mil unidades consumidoras (residências) de água da região do Coxipó ficaram sem abastecimento durante o final de semana. Isso ocorreu em virtude do afundamento da balsa que dá sustentação aos equipamentos de captação de água na estação do bairro Coophema, diagnosticado na manhã de sábado. O sistema abastece cerca de 20 bairros a partir da ponte do Coxipó e até a avenida Palmiro Paes de Barros, que vai para Santo Antônio. Devido às fortes chuvas, a balsa não suportou e afundou. Ela é relativamente nova, mas foi uma fatalidade, contou o gerente de Manutenção da Sanecap, Marcos Pinheiro, que coordenava ontem, no final da tarde, os trabalhos de reposição dos equipamentos danificados com o incidente. Tivemos que retirar os equipamentos que afundaram, limpá-los, recuperá-los para novamente serem instalados. Pinheiro ainda informou que uma nova balsa foi adquirida para serem reinstaladas as bombas. Conforme a Sanecap, durante toda madrugada haveria o trabalho de instalação da nova balsa e das bombas de captação de água. Com isso, a distribuição às residências desabastecidas tem previsão de ocorrer apenas a partir de hoje à noite. Mas essas pessoas não ficaram sem água. Fizemos um remanejamento da estação (de tratamento) do Tijucal para levar água até essa região e ainda oferecemos caminhões-pipa, informou o chefe do setor de Distribuição da empresa, Sebastião Fanaia. A demora de dois dias para a reinstalação dos equipamentos se deu, conforma a Sanecap, por conta da recuperação das máquinas afundadas. Desde o primeiro momento estamos trabalhando para recuperar, mas ali é um lugar de difícil acesso, com condições adversas, na beira do rio. Tudo isso faz com que demore mais, completou Pinheiro. Bairros como Coophema, São Gonçalo, Chácara dos Pinheiros, Jardim das Palmeiras, Parque Geórgia, entre outros da região foram atingidos diretamente pelo pane.