CIDADES
Quarta-feira, 23 de Março de 2016, 20h:45
A
A
ÁGUA E ESGOTO
Arsec contesta relatório da CAB
YURI RAMIRES
Da Reportagem
A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) discorda dos resultados de um relatório de Indicadores de Qualidade do Serviço feito pela CAB Cuiabá concessionária de água e esgoto da cidade com o resultado obtido em uma pesquisa de satisfação com a população. Apesar de não ter alcançado diversas metas previstas em contrato, a população considerou os serviços da CAB como regular. Entre uma das metas não alcançadas está o índice de perdas reais. Para o terceiro ano de concessão, o contrato previa uma perda equivalente de 55%, mas a realidade é que o índice é de 65,5%. Todos os resultados obtidos no relatório da Aresc foram consolidados com base em dados fornecidos pela própria CAB. Outro ponto que está negativo foi a qualidade da água nos três sistemas de abastecimento, sendo eles, Ribeirão do Lipa, Tijucal e Parque Cuiabá. A meta contratual previa 99% em todos os casos, porém, foi conseguido apenas 70,80 no Ribeirão do Lipa, 69,25% no Tijucal e 98,80% no Parque Cuiabá, que quase atingiu a meta. No entanto, a CAB realizou 100% da cobertura dos serviços de abastecimento, quando o contrato previa 99%. O presidente da Arsec, Alexandre Bustamante, deixou claro isso não quer dizer que toda a cidade está abastecida. O indicador aponta que a infraestrutura para o abastecimento está completa em toda a área urbana de Cuiabá. Ou seja, são serviços de rede e ligações, não de continuidade de abastecimento. O índice de hidrometração também alcançou um resultado acima da meta. Era esperado que o serviço cobrisse 77% da área neste terceiro ano, porém, a CAB alcançou a média de 91,72%. Até então, foram citados serviços ligados ao abastecimento de água. A concessionária também é responsável pelo esgotamento sanitário, serviço esse que conseguiu alcançar boa parte dos resultados, no entanto, na região do Dom Aquino, por exemplo, a cobertura do serviço de esgoto deveria ser de 95%, mas a CAB cumpriu com apenas 47,83%, sendo o menor índice na cidade. Por fim, a população considerou como regular os serviços prestados pela empresa. No resultado final de uma pesquisa de satisfação popular, a CAB obteve a nota 2,51. A Aresc avalia que os critérios contratuais ainda estão com muita deficiência, mas na satisfação, está regular. Há uma discrepância nos resultados. Mas, pela característica do nosso povo, a qualidade do serviço precisa melhor, ressaltou Bustamante. Ao todo, foram ouvidas 2.500 pessoas entre 11 e 30 de novembro de 2015. A qualidade da água das torneiras foi questionada, e 42% consideram boa, 11% ótima, 6% péssima, 15% ruim e 26% regular. Com base nos resultados, a Arsec vai pedir à CAB adequações no que diz respeito às unidades de tratamento, bem como o incremento de produção de água e a redução das perdas com detalhamento das atividades, prazos e metas de redução. Além disso, com as metas não cumpridas, a CAB terá que apresentar sua defesa, para depois o conselho apresentar a decisão final, que pode acarretar em multas à concessionária. O relatório foi feito com dados disponibilizados pela empresa, precisamos saber o motivo de as metas não terem sido atingidas. Depois disso, vamos ver quais as penalidades serão aplicadas por não cumprirem pontos do contrato, disse Alexandre.