NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Quarta-feira, 23 de Março de 2016, 20h:45

ÁGUA E ESGOTO

Arsec contesta relatório da CAB

YURI RAMIRES
Da Reportagem
A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) discorda dos resultados de um relatório de Indicadores de Qualidade do Serviço feito pela CAB Cuiabá – concessionária de água e esgoto da cidade – com o resultado obtido em uma pesquisa de satisfação com a população. Apesar de não ter alcançado diversas metas previstas em contrato, a população considerou os serviços da CAB como regular. Entre uma das metas não alcançadas está o índice de perdas reais. Para o terceiro ano de concessão, o contrato previa uma perda equivalente de 55%, mas a realidade é que o índice é de 65,5%. Todos os resultados obtidos no relatório da Aresc foram consolidados com base em dados fornecidos pela própria CAB. Outro ponto que está negativo foi a qualidade da água nos três sistemas de abastecimento, sendo eles, Ribeirão do Lipa, Tijucal e Parque Cuiabá. A meta contratual previa 99% em todos os casos, porém, foi conseguido apenas 70,80 no Ribeirão do Lipa, 69,25% no Tijucal e 98,80% no Parque Cuiabá, que quase atingiu a meta. No entanto, a CAB realizou 100% da cobertura dos serviços de abastecimento, quando o contrato previa 99%. O presidente da Arsec, Alexandre Bustamante, deixou claro isso não quer dizer que toda a cidade está abastecida. “O indicador aponta que a infraestrutura para o abastecimento está completa em toda a área urbana de Cuiabá. Ou seja, são serviços de rede e ligações, não de continuidade de abastecimento”. O índice de hidrometração também alcançou um resultado acima da meta. Era esperado que o serviço cobrisse 77% da área neste terceiro ano, porém, a CAB alcançou a média de 91,72%. Até então, foram citados serviços ligados ao abastecimento de água. A concessionária também é responsável pelo esgotamento sanitário, serviço esse que conseguiu alcançar boa parte dos resultados, no entanto, na região do Dom Aquino, por exemplo, a cobertura do serviço de esgoto deveria ser de 95%, mas a CAB cumpriu com apenas 47,83%, sendo o menor índice na cidade. Por fim, a população considerou como regular os serviços prestados pela empresa. No resultado final de uma pesquisa de satisfação popular, a CAB obteve a nota 2,51. “A Aresc avalia que os critérios contratuais ainda estão com muita deficiência, mas na satisfação, está regular. Há uma discrepância nos resultados. Mas, pela característica do nosso povo, a qualidade do serviço precisa melhor”, ressaltou Bustamante. Ao todo, foram ouvidas 2.500 pessoas entre 11 e 30 de novembro de 2015. A qualidade da água das torneiras foi questionada, e 42% consideram boa, 11% ótima, 6% péssima, 15% ruim e 26% regular. Com base nos resultados, a Arsec vai pedir à CAB adequações no que diz respeito às unidades de tratamento, bem como o incremento de produção de água e a redução das perdas – com detalhamento das atividades, prazos e metas de redução. Além disso, com as metas não cumpridas, a CAB terá que apresentar sua defesa, para depois o conselho apresentar a decisão final, que pode acarretar em multas à concessionária. “O relatório foi feito com dados disponibilizados pela empresa, precisamos saber o motivo de as metas não terem sido atingidas. Depois disso, vamos ver quais as penalidades serão aplicadas por não cumprirem pontos do contrato”, disse Alexandre.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL