CIDADES
Quarta-feira, 17 de Março de 2010, 21h:58
A
A
ABISMOS
Áreas nobres recebem recapeamento 1°
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
As obras do pacote de pavimentação lançada na semana passada pelo prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, começaram pela avenida Ipiranga, num trecho de área nobre, bem próximo de onde mora o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi. Não é apenas por se tratar de uma das áreas de moradias mais caras da cidade. Mas, porque as pistas que estão sendo recapeadas se encontram em respeitáveis condições de trafegabilidade. Outro ponto em que a pavimentação se encontra em bom estado, porém, recebe recapeamento desde o início da semana, é a rua Eduardo Brigadeiro Gomes, em frente à Praça Popular. O contrário se vê em inúmeras ruas e avenidas de bairros da cidade, que estão cravejadas de buracos. Em alguns casos, o asfalto já nem existe mais, virou pó. Nos últimos dias, a reportagem do Diário apontou diversos pontos em que as condições das vias exigem que os motoristas ou motociclistas sejam verdadeiros malabaristas ou que provavelmente vão levar o veículo mais cedo para manutenção. Entre eles, a rua São Paulo, entre o Jardins Paulista e Europa. Ontem, por lá a situação se encontrava a mesma. Quem trafega pela movimentada Gonçalo Antunes de Barros, mais conhecida como avenida Jurumirim, também tem problemas. A pista que passa por bairros como Bosque da Saúde e Bela Vista, além de sinuosa, tem trechos com buracos. Adentrando aos bairros, a situação piora. No cruzamento da rua 12 com a 13 do Bela Vista, é uma cratera atrás da outra. É lastimável, faz uns seis meses que esses buracos surgiram e só vão aumentando. Os bairros estão esquecidos, ficando para trás, disse a dona-de-casa Deise Santana, 37 anos, que mora próximo do local. O mecânico José de Arruda, 38 anos, endossou a reclamação. A gente também paga IPTU, precisa de muito mais infra-estrutura, merece atenção, comentou. O secretário de Infra-estrutura (Seminfe) da Capital, Euclides Santos, argumentou que a prioridade dos serviços de recapeamento é para as ruas e avenidas mais castigas, linhas de ônibus e de alto fluxo de veículos. Santos afirmou ainda que o montante de R$ 36 milhões de investimento em tapa-buracos, lama asfáltica e recapeamento, obedecendo concorrência pública e iniciada pelo centro da cidade, vai se estender pelas quatros regiões. Além disso, a expectativa é que os trabalhos sejam acelerados tão logo inicie o período de estiagem.