Cerca de 40 famílias, moradoras do loteamento Jardim Esmeralda, em Várzea Grande, bloquearam a rodovia Mário Andreazza (MT-444), perto da fábrica de refrigerantes Renosa. Eles protestavam contra ordem judicial que determina a desocupação da área. O fechamento da via aconteceu na segunda-feira (21). Munidos com cartazes e faixas, os moradores se reuniram por volta das 7h. Eles formaram duas barricadas. Depois, atearam fogo em uma delas, formada por pneus velhos para interromper completamente a passagem de veículos. De acordo com uma das representantes do protesto, Ana Machado, cerca de 300 famílias mora na região. Ela disse que o grupo se mudou para o local há mais de cinco anos. Conforme a moradora, a situação começou a complicar nos últimos meses quando a prefeitura iniciou uma briga pela área. O fato culminou na decisão judicial pelo território que pertence ao governo municipal. Segundo a decisão, os moradores têm até o final do próximo sábado (26) para sair do loteamento sem que a polícia intervenha. Conforme a assessoria da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), que fez a segurança do local, nenhum incidente foi registrado. A PM informou, porém, que o grupo se manteve irredutível e não aceitou nenhuma proposta da unidade em realizar um acordo. Um representante da prefeitura chegou até o local, mas não foi aceito para negociar. De acordo com a assessoria da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, o problema vinha se arrastando há alguns meses. Segundo a assessoria, duas reuniões foram marcadas com os moradores, contudo o impasse permaneceu e a Procuradoria Geral do Município interveio pela retomada da posse. O movimento apenas terminou quando o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), aceitou se reunir com os manifestantes na manhã de hoje.