CIDADES
Sexta-feira, 04 de Outubro de 2013, 21h:06
A
A
BOLETIM
37 pessoas morreram vítimas da dengue este ano
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
Novo relatório divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que 37 pessoas morreram de dengue desde o início de janeiro até o último dia 03 de outubro em Mato Grosso. Apesar de um óbito ter sido descartado em relação a semana anterior, o número de vítimas fatais supera ao ano passado, quando no mesmo período (com diferença de apenas um dia a mais) ocorreram 21 óbitos, conforme dados divulgados no site do órgão estadual. Neste caso, o aumento é de 76,19%. O caso descartado ocorreu em Sorriso. Porém, a causa morte não foi divulgada. Além disso, a SES solicitou aos municípios a atualização dos dados por conta de alguns "apagões" que ocorreram, o que pode ter prejudicado a alimentação do sistema de dados. Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) das 37 mortes, 33 foram confirmadas e estão distribuídas por municípios como Sinop (4), Alta Floresta (03), Campo Novo dos Parecis (03), Cuiabá (2), Juara (2) e em Várzea Grande, onde um caso foi confirmado e outros quatro estão em investigação. Neste ano, o Estado contabiliza 41.709 notificações da doença. Localizado a 500 quilômetros da capital, Sinop também é o município mato-grossense com maior número de casos (7.694), seguido de Cuiabá (3.228) e Rondonópolis (3.101). As ocorrências graves somam 107 casos. VACINA - O Instituto Butantan, em São Paulo, deve iniciar em novembro a segunda fase clínica de um estudo que busca comprovar a eficácia e a segurança em humanos de uma vacina contra a dengue. Nesta semana, um grupo de 50 voluntários adultos começou a ser recrutado na capital paulista para o estudo. Esta é a primeira vacina contra a dengue de produção 100% nacional a ser testada em humanos no país. A dose é tetravalente, ou seja, imuniza contra os quatro sorotipos do vírus. Se os próximos resultados forem positivos, a previsão é que a vacina seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e possa fazer parte do Programa Nacional de Imunizações em 2018.