Após trocarem farpas na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), esforçaram-se ontem para mostrar entendimento. Serra prometeu enviar ao ministro uma minuta com esclarecimentos sobre a substituição tributária feita no Estado. Na semana passada, Mantega disse que a substituição amorteceu a queda dos preços de produtos que tiveram o IPI reduzido pelo governo federal. Na ocasião, Serra disse que Mantega estava "equivocado". O regime de substituição tributária consiste em recolher os tributos diretamente na fábrica, e não no varejo. Isso faz com que as empresas tenham de antecipar o pagamento dos impostos Em São Paulo, no entanto, os produtores tiveram o prazo para quitação do ICMS postergado, como forma de aliviar os impactos da crise econômica na produção. "A nossa desoneração só faz combater a sonegação, mais nada. Isso é fácil explicar e é o que nós faremos", disse ontem o governador paulista.