Senado completa 185 anos e Sarney fala em fragilidade
Em sessão ontem que comemorou os 185 anos do Senado, o senador José Sarney (PMDB-AP) disse que a Casa sofre ataques em um momento em que se procura "fragilizar instituições" no Brasil. Depois da crise ética que atingiu a instituição em 2009, o presidente do Senado saiu em defesa do Legislativo ao afirmar que ele é uma "fonte permanente" de ajuda ao país. "Em um momento em que se procura fragilizar instituições no Brasil, ataca-se muito o Senado, porque aqui continuamos a ser uma fonte permanente de ajuda ao Brasil. Somos passageiros. Os homens desaparecem, mas a nossa instituição tem sido uma parte da construção do Brasil e continua atualizando-se a cada dia", afirmou. Mais cedo, durante seminário do PMDB, Sarney havia criticado a imprensa ao afirmar que a mídia enfraquece os poderes dos partidos políticos no Brasil. "O Congresso depois de um mês, dois, três, começa a ser contestado. Os deputados não sabem porque foram eleitos e o eleitor não sabe mais que elegeu o deputado. A partir daí, a mídia e seus instrumentos entram e dizem: não, nós passamos a representar o povo. Esse é o grande desafio do mundo atual, da classe política." No discurso no plenário do Senado, Sarney fez elogios à atuação da Casa nos últimos anos.