NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

BRASIL
Sábado, 06 de Dezembro de 2014, 15h:35

RACISMO

Saída de padre divide cidade em SP

THAIS FASCINA
Da Folhapress – São Paulo
A decisão da Igreja Católica de transferir um padre de Adamantina (a 600 km de São Paulo) que afirma ter sido vítima de episódios racistas acabou dividindo a cidade do interior paulista. O padre Wilson Luís Ramos - primeiro negro à frente da igreja matriz do município - afirma que, desde que assumiu a função, há quase dois anos, precisa lidar com o preconceito de uma parte dos fiéis. "Um dia ouvi uma mulher dizer que deveriam tirar o galo de bronze [que fica em cima da igreja] e colocar um urubu", afirma. Queixas de fieis que defendem a saída do padre - que incluem atraso para terminar a missa - foram levadas ao bispo da Diocese de Marília, dom Luiz Antonio Cipolini. Após consultas populares, ele decidiu transferir o padre em razão da divisão da comunidade sobre o caso. Não há uma data certa, mas a minha saída está confirmada. Não é o que eu desejo, gostaria de mais diálogo e uma conciliação, defende o padre Wilson. Desde a última terça-feira, moradores do município, que tem 35 mil habitantes, coletam assinaturas para tentar revogar a decisão do bispo. A iniciativa já tinha apoio de 6.000 pessoas até a última quinta. Voluntários também estão arrecadando assinaturas em Marília, cidade na qual fica a diocese da região, e em Parapuã, onde o padre Wilson atuava antes de chegar à Adamantina. A reportagem tentou entrar em contato com dom Luiz Antonio Cipolini, mas nenhuma ligação foi atendida. No site da diocese, foi divulgado o comunicado que sustenta a decisão sobre a transferência do padre Wilson. Como justificativa, o bispo recorre a uma passagem da Bíblia: Se uma casa se dividir contra si mesma (...) não conseguirá manter-se firme. Os defensores do padre Wilson afirmam que o próprio bispo está dividindo a igreja e sendo omisso aos atos racistas. SECA DO DÍZIMO Idealizador do abaixo-assinado, Danilo Aparecido Alvez também criou a comunidade Amigos do padre Wilson e lançou a campanha Dizimista Consciente. A ideia é que todos os fieis, que costumam colocar suas economias na cesta da igreja, guardem o dinheiro e só voltem a ajudar a instituição quando for confirmada a permanência do padre Wilson em Adamantina. Não sabemos o motivo pelo qual o padre será transferido, mas sabemos que ele não fez nada de errado. Queremos o padre em Adamantina, afirma Danilo.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL