BRASIL
Segunda-feira, 02 de Agosto de 2010, 18h:47
A
A
ELEIÇÕES 2010
PV bate o PT em número de candidatos
Nestas eleições, o PV tem uma candidata à Presidência e, para garantir palanque nos estados, lançou sozinho 11 concorrentes aos governados estaduais
PRISCILLA MAZENOTTI e DÉBORA ZAMPIER
Da Agência Brasil Brasília
O Partido Verde (PV) é a legenda com o maior número de candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de outubro. A sigla aparece na frente de partidos considerados tradicionais, como PMDB e PT. Serão 1.363 pessoas concorrendo aos cargos de presidente, senador e deputados federal, estadual e distrital. Na comparação com 2006, o crescimento do número de candidatos do PV para o pleito deste ano é de 40,3%, segundo dados do TSE atualizados ontem. Na última eleição presidencial, a sigla não aparecia nem entre as cinco com maior número de candidatos. A legislação eleitoral permite que o número de candidatos apresentado pelo partido seja uma vez e meia o total de vagas previstas para os cargos de deputados federal, estadual e distrital. Para as coligações, pode ser apresentado o dobro do total das vagas, mas o número deve ser dividido entre os partidos coligados. PRESIDÊNCIA O PV, nestas eleições, tem uma candidata à Presidência e, para garantir palanque nos estados, lançou sozinho 11 concorrentes aos governados estaduais. Em 2006, foram apenas três. O PV saiu sozinho em muitos lugares para fazer palanque para a candidata Marina Silva. Então, em 11 estados tem direito de lançar, sozinho, uma vez e meia o número de vagas que está disputando, disse Leonardo Barreto. É uma estratégia política. Coisa que nunca tinha feito antes, avaliou. O Partido dos Trabalhadores, que em 2006 estava em terceiro na lista, atrás do PMDB e do PDT (este com 1.193 candidatos), agora está em segundo lugar no número de registros de candidatura no TSE. Se há quatro anos 1.148 pessoas concorreram a uma vaga pelo partido, em 2010 esse número é de 1.346 crescimento de 17,24%. O PMDB liderou a lista dos candidatos há quatro anos e agora aparece em terceiro lugar. Apesar de ter tido um crescimento de 7,35% ao passar de 1.196 candidatos para 1.284 , aparece atrás do PV e do PT. O número de candidatos do PSDB é 5,1% superior que nas eleições gerais passadas, mas o partido caiu uma posição em relação ao pleito de quatro anos atrás. Passou de quarto para quinto lugar. O PSB, que apareceu em quinto em 2006, agora está em quarto com aumento de 8,5%. IDENTIFICAÇÃO As urnas com leitor biométrico, que permitem a identificação de eleitores por meio da impressão digital, serão usadas em 60 municípios de 23 estados brasileiros nas eleições de 2010, atendendo mais de 1 milhão de pessoas. O mecanismo, adotado pela primeira vez nas eleições de 2008, exclui a possibilidade de uma pessoa votar no lugar de outra. Os únicos estados que não terão votação biométrica este ano são Mato Grosso, Roraima e o Amazonas, além do Distrito Federal. A urna biométrica não alterará de forma significativa o rito de votação: o eleitor ainda precisará se apresentar ao mesário com o título de eleitor e o documento oficial de identificação com foto. Entretanto, o novo sistema permite que o próprio eleitor libere a urna para votação ao inserir suas digitais, o que deve dar mais agilidade na hora de votar. Até então, o mesário ficava encarregado da liberação. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há a possibilidade de ocorrerem falhas na identificação com o sistema biométrico. Isso porque as impressões digitais podem ser danificadas com uso de produtos químicos ou por problemas de descamação nas mãos. Caso o sistema falhe ou haja dúvidas sobre a identidade do eleitor no dia da votação, o mesário terá um caderno de votação com os dados e foto do eleitor para checar as informações. Se o eleitor não for reconhecido nem pelo caderno de votação nem pelo sistema biométrico, não poderá votar e precisará justificar a ausência à Justiça Eleitoral.