Integrantes da executiva do PT Municipal vão entrar na Justiça contra o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, por crime de abuso de autoridade. A petição será entregue hoje, na sede do Ministério Público, no centro da Capital.Na manhã de anteontem, o prefeito chamou de "vagabundo" e expulsou aos gritos o manifestante Kaiser Paiva Celestino da Silva da inauguração de um posto de Assistência Médica Ambulatorial (AMA), em Pirituba, na zona oeste da cidade. Hoje o prefeito pediu desculpas "pelos excessos" e pelos "termos usados". Caso o Ministério Público dê continuidade à representação do PT, o prefeito de São Paulo pode ser punido de três formas: multa, detenção de dez dias a seis meses ou ainda perda do cargo, se tornando inelegível por três anos. Considera-se abuso de autoridade o ato lesivo à honra de pessoa física quando praticado com abuso ou desvio de poder. Para o vereador Paulo Fiorilo, presidente do PT Municipal e membro da bancada petista na Câmara de Vereadores de São Paulo, o prefeito mudou de comportamento nos últimos meses. Até o ano passado, Kassab literalmente fugia das críticas, como no episódio da inauguração da Rua Oscar Freire revitalizada, Zona Oeste, quando Kassab correu de cerca de vinte estudantes que protestavam pacificamente contra o aumento da passagem do transporte coletivo. A partir do dia 25 de janeiro, aniversário da cidade, Kassab passou a enfrentar os manifestantes, diz Fiorilo.