BRASIL
Sexta-feira, 23 de Junho de 2006, 20h:07
A
A
DOBRADINHA
PT anuncia Alencar como vice de Lula
Segundo o presidente nacional do PT, hoje poderá ser oficializado a aliança com o PC do B, que é um aliado histórico do PT
O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse ontem que o partido deve anunciar hoje, durante convenção em Brasília, o nome do vice-presidente José Alencar (PRB) para repetir a dobradinha de 2002 com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro. Em jantar anteontem à noite, o presidente Lula fez o convite e Alencar aceitou. Durante a convenção do PT, Lula anunciará sua candidatura à reeleição. Segundo Berzoini, o evento de hoje poderá oficializar ainda a aliança com o PC do B, que é um aliado histórico do PT. "Talvez eu não anuncie, mas o próprio presidente do PC do B [Renato Rabelo] poderá anunciar, já que a convenção do partido ainda não foi feita." O presidente do PT pretendia conversar ainda ontem com Rabelo para tratar da questão. No entanto, segundo Berzoini, não há necessidade do apoio ser oficializado de imediato. "A nossa ata aprova a chapa para presidente, que poderia, inclusive, deixar o vice em aberto", afirmou. "O PC do B está aparentemente com a decisão fechada", reiterou. Já o PSB caminha para apoiar informalmente o PT. Anteontem, Lula se reuniu com os dois socialistas cotados para a vaga de vice na chapa do presidente - o ex-ministro Ciro Gomes (Integração Nacional) e o presidente nacional do PSB, deputado Eduardo Campos (PE). Na saída, Ciro disse aos jornalistas que vai disputar uma vaga para a Câmara Federal em outubro. "Vou tentar ser deputado federal", avisou, descartando uma composição com o PT para ser o vice de Lula. Na seqüência, Eduardo Campos sinalizou que o PSB caminha para apoiar apenas informalmente a candidatura de Lula à reeleição. O anúncio será feito até quarta-feira. "Nós, que fomos auxiliares do presidente Lula durante mais de 20 anos, desejamos que o PSB dê o apoio político. Agora, temos que ter cuidado com a existência do partido", disse. E complementou: "O PSB se preparou para superar a cláusula de barreira. Entendemos que a eleição do presidente Lula está consolidada. Agora é a hora de pensar na governabilidade com o PSB fortalecido nas urnas, existindo". LULA O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que deve repetir a chapa de 2002 para as eleições de outubro com o atual vice-presidente José Alencar (PRB). "Hoje eu já tenho vice[-presidente], ele já é meu vice há três anos e meio, por que é que eu iria mudar?", questionou ele, durante entrevista em Chapecó (SC). E acrescentou: "O José Alencar é o tipo da pessoa que eu não preciso convencer e não preciso nem conversar porque ele já é o vice". "Então é só a gente deixar do jeito que está. Sabe por quê? Eu aprendi, com o futebol, que em time que está ganhando a gente não mexe", disse o presidente. A declaração de Lula praticamente sela Alencar como o candidato à vice-presidência para as eleições e "bate" os outros dois postulantes à indicação, os ex-ministros Ciro Gomes e Eduardo Campos, ambos do PSB.