NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

BRASIL
Segunda-feira, 20 de Julho de 2009, 20h:18

GRIPE SUÍNA

Pacientes vão ficar isolados

LÍGIA FORMENTI
Da Agência Estado – Brasília, DF
O Ministério da Saúde recomendou que Estados e Municípios separem na emergência de hospitais pacientes com sintomas de gripe e outros problemas respiratórios dos demais, mesmo que para isso seja preciso montar tendas de atendimento. O Secretário de Assistência à Saúde, Alberto Beltrame, afirmou que o ideal é estabelecer duas portas para receber pacientes na emergência. "Nos casos em que essa divisão não é possível, a saída é montar tendas", completou. A medida é importante para garantir o atendimento mais rápido e evitar que pacientes com outros problemas de saúde tenham contato com pessoas com sintomas da gripe suína. Instituições do Rio Grande do Sul já começam a atender suspeitos de gripe em contêineres especialmente montados para esse fim. Em Minas, parte dos hospitais montaram serviços específicos na emergência para atender apenas a pacientes com sintomas de problemas respiratórios. O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, afirmou ser importante que pacientes com risco de agravamento da doença, como crianças menores de dois anos, pessoas portadoras de doenças como diabete e insuficiência respiratória, sejam atendidos mais rapidamente possível.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL