NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

BRASIL
Sábado, 10 de Outubro de 2009, 17h:40

NOBEL

Obama ganha Nobel da Paz por esforços diplomáticos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi anunciado ontem, 9, como vencedor do prêmio Nobel da Paz. Segundo o comitê no Nobel, Obama receberá o prêmio "por seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos". O comitê apontou "a importância especial da visão e do trabalho de Obama para um mundo sem armas nucleares" e disse que ele criou um "novo ambiente na política internacional". "Apenas muito raramente uma pessoa atraiu tanto a atenção do mundo e deu a seu povo a esperança de um mundo melhor", declarou o comitê. "A visão de um mundo sem armas nucleares estimulou o desarmamento e as negociações para o controle de armamento. Graças à iniciativa de Obama, Estados Unidos estão desempenhando um papel mais construtivo para fazer frente aos desafios da mudança climática que enfrenta o mundo", acrescentou o Instituto. O presidente Barack Obama, afirmou ontem, 9, que está surpreso e profundamente honrado por ter sido escolhido para o Nobel da Paz de 2009, e que considera o prêmio como um chamado para a ação. Segundo ele, a homenagem não é vista "como um reconhecimento de minhas conquistas, mas sim a afirmação da liderança norte-americana em nome das aspirações das pessoas em todas as nações". "Sinto que não mereço estar ao lado de tantas figuras transformadoras que já foram honradas com este prêmio". Em rápidas declarações sobre o tema, Obama disse que não sentia merecedor de estar na companhia de antigos ganhadores. Mas disse que aceitava o prêmio como um chamado para a ação, para que o mundo enfrente os desafios comuns do século 21. "Os desafios não podem ser encarados por qualquer líder sozinho ou qualquer nação sozinha", disse Obama. Ele também pediu que todos os países tomem medidas para eliminar as armas nucleares, para enfrentar as mudanças climáticas e que lutem pela paz no Oriente Médio. "Parte do trabalho que temos de fazer não será concluído durante minha presidência", disse ele. "Alguns, como a eliminação das armas nucleares, podem não ser concluídos durante meu tempo de vida". Num tom mais pessoal, Obama revelou que, depois que recebeu a notícia, sua filha mais velha, Malia, foi até ele e disse: "papai, você ganhou o Nobel da Paz, e hoje é aniversário do Bo", em referência ao cachorro da família presidencial. Então, a caçula Sasha acrescentou: "E ainda teremos um fim de semana de três dias". "Nada como ter filhos para conservar a perspectiva das coisas", brincou o presidente. O comitê deu o prêmio a Obama menos de nove meses após ele assumir a Presidência. Apesar de estabelecer uma agenda internacional ambiciosa, ele ainda tem de conseguir avanços no Oriente Médio ou na questão do programa nuclear iraniano. Ele também enfrenta escolhas difíceis sobre a condução da guerra no Afeganistão. É a terceira vez que um presidente americano em exercício recebe o Nobel da Paz, após Theodore Roosevelt (1906) e Woodrow Wilson (1919).

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL