Na defesa, Yeda Crusius critica 'direita golpista'
SANDRA HAHN
Da Agência Estado - Porto Alegre
A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), chamou ontem seus opositores de "direita golpista" e de "esquerda pseudorrevolucionária", por "denúncias requentadas e desrespeitosas" contra seu governo. "Será que o Rio Grande do Sul tem cultura e tradição golpistas?", questionou Yeda durante o discurso para apresentar as prioridades de investimento de seu governo no primeiro semestre de 2009. ACUSAÇÃO No dia 19 de fevereiro, o PSOL acusou a governadora e ex-integrantes de sua administração de terem participado ou tido conhecimento da prática de caixa 2 na campanha eleitoral de 2006, sem apresentar provas das denúncias. "A questão está no âmbito do Judiciário e eu respeito o Judiciário", afirmou. NOMES Embora não tenha citado nomes, Yeda tem desavenças públicas com o vice-governador Paulo Afonso Feijó (DEM) anteriores à posse. Um dos exemplos em que os dois atuaram em lados opostos foi a tentativa de Yeda de aumentar alíquotas de ICMS, no começo do governo, quando Feijó fez campanha contra a medida.