BRASIL
Quinta-feira, 17 de Outubro de 2002, 21h:06
A
A
MATERNIDADE/MG
Morre criança de duas cabeças
Morreu às 16h20 de ontem no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, por consequência da má formação múltipla de órgãos, o bebê que nasceu na noite de terça-feira com duas cabeças ligadas a um tronco. Filho de um casal adolescente (mãe com 14 anos e pai com 16 anos) do município de Ataléia (MG), a 515 km de Belo Horizonte, o bebê apresentava uma anomalia de raro registro na literatura médica mundial. Apesar de possuir duas cabeças com atividades cerebrais distintas (enquanto uma chorava, a outra dormia, por exemplo), duas colunas vertebrais, dois estômagos e dois sistemas de respiração, o bebê, do sexo masculino, tinha, segundo exames preliminares, apenas um coração, um tronco e membros de apenas uma criança. O chefe do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) Pediátrico do Hospital das Clínicas, José Sabino de Oliveira, já havia descartado a possibilidade de cirurgia de separação, devido aos vários órgãos comuns às duas cabeças. Mas afirmava que a decisão sobre quais intervenções médicas o bebê sofreria seria tomada por uma comissão formada por uma junta médica, membros da família e da Justiça. No boletim médico divulgado pela manhã, já havia a informação de que o bebê - ou os bebês, já que há a controvérsia sobre o tratamento, se seriam uma ou duas crianças - corria risco de morte. Foram detectadas ainda sérias cardiopatias que, aliadas ao agravamento da dificuldade respiratória, causaram uma parada cardíaca, causa da morte. Até o final da tarde de ontem, nenhum parente da criança havia chegado a Belo Horizonte. A mãe permanecia em repouso em Ataléia.